CNJ | 02 de agosto de 2017 10:49

Corregedoria debate mudanças no Cadastro Nacional de Adoção a partir desta quinta-feira

* CNJ

Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Com o objetivo de discutir reformulações no Cadastro Nacional da Adoção (CNA) e no Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), a Corregedoria Nacional de Justiça promove a partir desta quinta-feira (3/8) o workshop “Um debate sobre a proteção integral da infância e da juventude”, em Curitiba (PR). O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, fará a abertura do evento.

Juízes, promotores e servidores do Poder Judiciário do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul terão um espaço reservado para o debate das propostas de alteração dos cadastros.

A programação conta ainda com painéis de boas práticas dos tribunais da Região Sul, como o programa de combate à evasão escolar desenvolvido pela Vara de União da Vitória (PR), as oficinas profissionalizantes de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas promovidas pela Comarca de Sombrio (SC), e o acolhimento familiar implementado pela Vara de Foz do Iguaçu (PR), entre outros.

Depoimento especial, prevenção e combate ao tráfico internacional de crianças e adolescentes e adoção internacional também serão tratados no encontro.

O workshop de Curitiba é o quarto evento realizado este ano: o primeiro ocorreu em Maceió (AL), em abril, durante o XX Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv); o segundo, no Rio de Janeiro, em maio, como parte do III Encontro Nacional da Justiça Protetiva; e o terceiro, em Belém (PA), em junho. O quinto e último workshop será realizado dias 24 e 25 de agosto em Brasília (DF).

Leia também: Noronha: ‘Propósito de aprimorar o CNA nasceu da quantidade enorme de reclamações’