As inscrições no 17º Prêmio Innovare terminarão na próxima terça-feira (5). Uma semana depois, em 12 de maio, começará a fase de verificação das práticas. Normalmente os consultores do Innovare fazem visitas presenciais para avaliar as iniciativas, nas localidades onde funcionam. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, haverá encontros virtuais.
As entrevistas online serão marcadas pelos próprios consultores, por meio dos números de telefone celular registrados no formulário de inscrição. Os consultores do Innovare são advogados experientes com atuação em todo o Brasil. A maioria deles participa do Prêmio há anos.
“A entrevista deverá durar, em média, 30 minutos. Em seguida, as informações serão anexadas ao formulário de inscrição”, explica a coordenadora do Prêmio, Raquel Khichfy.
Leia também: Em live, vice da AMAERJ debate situação das franquias na pandemia
Live da AMAERJ e da EMERJ discute regime jurídico emergencial
Juíza do TJ-RJ participa de curso online da Enfam sobre Covid-19
Depois da entrevista online, o candidato deverá indicar nomes e contatos de pessoas diretamente impactadas pela prática, que possam contar as experiências positivas com o serviço recebido, validando a iniciativa.
“Vamos pedir contatos de pessoas que tenham sido atendidas pela prática e que possam atestar a eficiência do trabalho. Nosso objetivo é criar um material bastante completo de apresentação de cada uma das iniciativas, sem pôr em risco a saúde dos nossos consultores ou dos entrevistados.”
Fotos e vídeos
Para verificar as práticas inscritas também serão solicitados fotos e vídeos. O material pode ser registrado pelo celular e deve ser enviado para o consultor que atender o candidato.
“Nosso objetivo não é ter um material com plasticidade excelente, mas fotografias e vídeos que possam mostrar como a prática acontece e de que forma ela impacta positivamente o sistema Judiciário, como ela facilita o acesso da população à Justiça”, explica Raquel.
Inscrição
Podem participar candidatos com iniciativas nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. É permitido inscrever trabalhos que já concorreram em edições passadas da premiação.
A inscrição deve ser feita no site www.premioinnovare.com.br. É necessário criar login e senha e, em seguida, responder às questões do formulário. O Instituto Innovare ressalta ser fundamental que a iniciativa colabore para aprimorar a Justiça brasileira e torná-la mais acessível à população.
Entre todos os trabalhos inscritos será escolhida a prática Destaque, iniciativa que representa os melhores esforços para a defesa da liberdade.
Prêmio Innovare
Desde sua criação, em 2004, o Innovare já premiou 226 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. O Prêmio conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Grupo Globo.