Notícias | 19 de dezembro de 2013 12:22

Conselho Executivo da AMB restaura critério de votação proporcional do Conselho de Representantes

Na primeira reunião do Conselho Executivo da AMB, da gestão do presidente João Ricardo Costa, foi aprovado ontem (18), por unanimidade, o restabelecimento de um critério estatutário que permite o voto no Conselho de Representantes. Proporcionalmente, a Amaerj terá direito a 29 votos. O presidente da Associação, Cláudio dell’Orto, considerou ótima a reunião. “A nova administração da AMB vai dar, de fato, espaço para as Associações, que são parte fundamental desse processo que é o associativismo da magistratura brasileira. A nova diretoria é fundamentada nas aspirações que todos os magistrados do Brasil têm”.

DSCN4350editM

Conselho Executivo da AMB restaura critério estatutário de votação proporcional

O presidente da AMB, João Ricardo, disse que a pauta da reunião atendeu a necessidade imediata da nova administração. “O primeiro ponto da pauta foi a restauração do critério de votos no Conselho de Representantes, atendendo rigorosamente ao critério estatutário e afastando a utilização do critério do parecer de junho de 2012, que altera as regras estatutárias. Essa foi uma decisão importante de gestão, no momento em que restabelecemos o equilíbrio de representação dentro da entidade”, avaliou.

De acordo com João Ricardo, na próxima reunião será tratado o plano estratégico de gestão. “Cada vice-presidente vai apresentar seu plano e vamos inseri-lo dentro do planejamento estratégico e tentar cumprir rigorosamente nos três anos de gestão”.

Também foi discutido o calendário de eventos, uma das pautas da reunião. “Aprovamos hoje os eventos que vamos fazer e começaremos a trabalhar já na construção das Comissões temáticas, como Processo Civil, Penal, Constitucional e em relação às PECs, entre outras, para a AMB começar a trabalhar tecnicamente no Congresso Nacional”.

DSCN4411editM

Presidente da AMB: “Restabelecemos o equilíbrio de representação dentro da entidade”

O vice-presidente de Comunicação, Gil Guerra, disse que viu com muita satisfação e interesse, atendendo a uma expectativa que tinha de ver esse grupo unido. “Resgatando já um compromisso assumido na campanha. O João foi muito enfático durante toda a campanha que restauraria o processo estatutário de representatividade no Conselho de Representantes, que foi momentaneamente alterado, por conveniência da gestão anterior, mas que nesse momento foi restaurado”.

O secretário-geral, Marcos Daros, disse que apenas uma palavra define a reunião desta quarta-feira: profícua. “A reunião foi muito bem encaminhada pelo presidente, os assuntos foram gerais e, de interesse da magistratura nacional. Está havendo uma reorganização, e sob todos os aspectos tratados. Está tudo muito bem resolvido e já mostrando como é a postura dessa nova diretoria e como será daqui pra frente, em termos de conduta. Isso está bem definido e todos saíram daqui cientes de como a diretoria deverá se posicionar”, afirmou Daros.

Confira aqui a tabela com o número de votos das associações filiadas à AMB.

Depoimentos dos membros do Conselho Executivo da AMB:

“A reunião foi bastante proveitosa. Foram tratados temas que estavam pendentes de abordar há muito tempo. Começamos com o pé direito esse novo Conselho Executivo que se inicia hoje, com esperanças de que consigamos produzir um bom triênio”

Ricardo de Araújo Barreto – vice-presidente de Direitos Humanos

 

“Muito produtiva. O presidente João Ricardo conseguiu fazer a reunião evoluir com bastante produtividade. Aconteceram várias deliberações do coletivo”

José Carlos Külzer – Assessor da Presidência

 

“Foi muito positiva porque conhecemos mais os membros da diretoria executiva, alguns com experiências associativa nos Estados, como ex-presidentes. E também por ouvir o nosso presidente apresentar que ele quer cumprir com as suas propostas que foram apresentadas durante a campanha. Ele demonstrou nessa reunião que será um presidente muito austero. Na dinâmica de trabalho, vai iniciar um diálogo produtivo com o Congresso Nacional, com o CNJ e quer que os vice-presidentes, diretorias e comissões atuem efetivamente para o cumprimento de todas as metas que apresentou para a magistratura brasileira durante a campanha”

Wilson Dias – vice-presidente Administrativo

 

“A reunião foi muito produtiva em todos os sentidos. Pudemos ter uma visão de como foi o final da última gestão e podemos traçar planos para os próximos três anos. Já temos pelo menos um início de rumo com eventos pré-determinados para planejar.

Adriano Veiga Seduvim– vice-presidente de Meio Ambiente

 

“Extremamente produtiva mostrando a coesão do grupo com foco nos ideais que nos movem dentro do movimento associativo. Estou muito feliz de fazer parte dessa primeira reunião. Acho que vamos produzir muito de agora em diante”

Hadja Rayanne de Alencar – vice-presidente de Prerrogativas

 

“A reunião foi ótima. A nova administração da AMB vai dar, de fato, espaço para as Associações, que são parte fundamental desse processo que é o associativismo da magistratura brasileira. A nova diretoria é fundamentada nas aspirações que todos os magistrados do Brasil têm”

Cláudio dell’Orto – vice-diretor presidente da ENM

 

“A primeira reunião do Conselho foi extremamente produtiva. Foi demonstrado o norte que essa gestão vai dar. É uma gestão voltada a moralidade, a austeridade e, sobretudo, voltada aos compromissos assumidos com a magistratura no decorrer da campanha eleitoral”

Gervásio Santos – coordenador da Justiça Estadual

 

“Tratamos de assuntos de rotina. Discutimos a programação, datas de reuniões e eventos. Deu para verificar qual é a proposta, e qual vai ser a forma de conduzir a entidade ao longo desses três anos. A reunião foi bem tranquila”

Maria Madalena Telesca – vice-presidente Assuntos Legislativos Trabalhistas

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMB | Foto: ASCOM/AMB