Em cumprimento à proposta de campanha de dar permanente atenção ao interior, o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, reativou o Conselho de Representantes da Associação. O grupo é integrado por 22 juízes, dois representantes de cada Regional da entidade.
A retomada do Conselho, inativo havia anos, foi proposta por Felipe Gonçalves aos diretores-presidentes das Regionais. O contato entre o presidente da AMAERJ e os representantes é direto e constante. As deliberações acontecem por meios eletrônicos.
“Ao contemplar as onze Seções Regionais, o Conselho de Representantes é um órgão fundamental para fomentar as ações da AMAERJ em todo o Estado. É um canal legítimo de representação do interior”, afirmou o presidente da Associação.
Presidido por Felipe Gonçalves, o Conselho é composto pelos juízes Alberto Republicano (Nova Iguaçu), Ana Paula Chini (Niterói), Andrea Mauro de Oliveira (Itaguaí), Antonio Cardoso Junior (Duque de Caxias), Beatriz Pantoja (Niterói), Elen de Freitas Barbosa (Petrópolis), Ivan Mirancos Junior (Itaguaí), Luiz Fernando Souza Filho (Petrópolis), Marcela Assad (Teresópolis), Marcio Dantas (São Pedro da Aldeia), Maria do Carmo Gerk (Nova Friburgo), Octávio Chagas (Nova Iguaçu), Orlando Feitosa (Teresópolis), Otávio Mauro Nobre (Campos dos Goytacazes), Ralph Manhães Junior (Campos dos Goytacazes), Raquel Cardoso (Volta Redonda), Ricardo Starling (Duque de Caxias), Rodrigo Rebouças (Itaperuna), Rodrigo Rocha de Jesus (Itaperuna), Samara Cesario (Nova Friburgo), Sheila Draxler de Souza (São Pedro da Aldeia) e Thiago Gondim (Volta Redonda).
Leia também: Ato do TJ-RJ prorroga teletrabalho de magistrados e servidores
Juliana Bessa realiza primeiras audiências virtuais de réus presos
Justiça em Três Rios firma acordo por descontos em 16 colégios
“A reativação do Conselho representa excelente iniciativa desta gestão, que certamente vem para estreitar ainda mais o contato entre as Regionais e a presidência da AMAERJ. A medida contribui para a rápida resposta às demandas dos colegas do interior”, disse a juíza Raquel Cardoso, representante da AMAERJ-Volta Redonda.
De acordo com o Estatuto da Associação, a principal atribuição do Conselho de Representantes é discutir as necessidades das Regionais, indicar soluções e deliberar sobre os temas. São previstas reuniões, pelo menos, a cada dois meses.
“A reativação do Conselho de Representantes é de suma importância. A partir de reuniões periódicas, vamos poder levar ao conhecimento da presidência da AMAERJ as necessidades específicas de cada comarca do interior. As peculiaridades do exercício da judicatura no interior são muito grandes e diferentes de comarca para comarca. Levaremos essas necessidades e possíveis soluções para melhorar o próprio exercício da judicatura, a proteção das garantias e as prerrogativas dos magistrados”, afirmou a juíza Marcela Assad, da AMAERJ-Teresópolis.
“O contato com o presidente Felipe é direto e integral. Estamos mantendo os colegas da Regional sempre atualizados com as políticas que a AMAERJ vem envidando. A reativação do Conselho devolve às comarcas do interior a representatividade, aumenta a interlocução e viabiliza com mais facilidade que a gente leve os pleitos dos colegas até a presidência”, ressaltou Marcela Assad.