Cultura | 10 de setembro de 2024 11:16

Conselheiro do CNJ lança livro no Rio de Janeiro na quinta-feira

O conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançará nesta quinta-feira (12) o livro “Impeachment à brasileira”, em Botafogo (Zona Sul do Rio). No mesmo dia, haverá o lançamento da obra “Intraempreendedorismo no âmbito público federal com foco na inclusão social”, da autora Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal.

O evento acontecerá às 19h, no Centro Cultural FGV (Fundação Getulio Vargas), localizado na Praia de Botafogo, 186. Ambos os livros são publicados pela Livraria do Senado. Confira, abaixo, a sinopse das obras.

Impeachment à brasileira

Impeachment à Brasileira: Contornos da Responsabilidade Política do Presidente da República versa sobre a responsabilidade política do Presidente da República, o dirigente público mais proeminente em um país republicano. A obra investiga as origens e as normas vigentes do impeachment, instituto que tem como objetivo apear os supremos mandatários dos cargos que ocupam, e que já fustigou vários agentes públicos, do Brasil aos Estados Unidos, da Argentina à Coreia do Sul.

Ampliado, atualizado e revisado, o texto deste livro reproduz o conteúdo integral da tese apresentada por Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho em julho de 2023, como condição parcial para a obtenção do título Doutor em Direito no programa de doutorado em Estado de Direito e Governança Global da Universidade de Salamanca (Espanha). 

Intraempreendedorismo no âmbito público federal com foco na inclusão social

Apresenta os aspectos determinantes do desenvolvimento do intraempreendedorismo no âmbito público federal, com recorte específico para as ações que envolvam a inclusão social. Identifica as características do intraempreendedor público, especifica as características predominantes nas organizações públicas, elenca as semelhanças nos cases selecionados, e investiga as vinculações do intraempreendedorismo na esfera pública com iniciativas de facilitação da inclusão social.

Leia também: AMAERJ parabeniza a Associação dos Magistrados Brasileiros pelos 75 anos de fundação
Comissão de magistrados elabora o novo Estatuto da AMAERJ
Presidente Eunice Haddad e magistrados aposentados confraternizam em almoço no TJ