AMB | 05 de setembro de 2019 17:56

Conheça as três chapas inscritas na eleição da AMB em novembro

Três chapas se registraram, nesta quarta-feira (4), para concorrer às eleições para os Conselhos Executivo e Fiscal da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). O processo eleitoral será realizado pela internet nos dias 5 e 6 de novembro e por carta ou pessoalmente nos dias 7 e 8 de novembro.

O presidente da Comissão Eleitoral Geral da AMB, desembargador Roberval Belinati, recebeu os representantes de cada chapa e explicou que aquele momento não era o de homologação.

“Lembro que este momento, agora, não é para a homologação do registro da chapa. Vamos ter a próxima reunião da Comissão Eleitoral no dia 16 de setembro, às 10h30, aqui na sede da AMB, com essa finalidade. O colegiado vai conferir novamente os documentos e declarar oficialmente que está tudo correto. Este momento é para o recebimento”, explicou.

Abaixo, saiba mais sobre as chapas registradas. Para mais informações, acesse o hotsite das Eleições da 2019 da AMB.

Leia também: Renata Gil registra chapa para concorrer à presidência da AMB
Renata Gil se licencia de cargo na AMB para concorrer à presidência
Associações discutem no Senado o restabelecimento do ATS

AMB+Forte Uma só Magistratura

Integrantes da chapa “AMB + Forte, Uma só Magistratura” | Foto: AMB

AMB+Forte – Uma só Magistratura foi a primeira a fazer o registro. A chapa é liderada pela presidente da AMAERJ, Renata Gil, que destacou algumas bandeiras do grupo em entrevista à AMB.

“Pretendemos trabalhar na independência do Poder Judiciário e no fortalecimento da Magistratura, por meio das ações já trabalhadas ao longo da gestão do presidente Jayme de Oliveira, como as eleições diretas para os cargos diretivos dos tribunais, a equalização da força de trabalho entre a primeira e a segunda instâncias, os projetos de lei que estão no Parlamento que atingem gravemente as prerrogativas da Magistratura”, afirmou ela.

 A magistrada destacou que 12 colegas de cahpa são presidentes de associações regionais. “É importante ressaltar que na composição da chapa temos presidentes de associações estaduais, o que demonstra que é um movimento muito forte pelo fortalecimento dos vínculos associativos e do próprio Poder Judiciário como um todo”, ressaltou.

Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura)

Registro da chapa “Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura)” | Foto: AMB

A segunda chapa a se registrar foi a Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura). O grupo é liderado pelo presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 12ª Região (Amatra 12), José Carlos Kulzer. Entre as principais propostas está a igualdade no recebimento de benefícios previstos na carreira.

“É necessário que todos estejam recebendo os mesmos proventos e benefícios. Isso que vai dar força para a Magistratura, porque as diferenças estão impedindo a AMB de avançar, porque há muitos desníveis de benefícios entre os próprios Estados e a União. Então, defendemos que a Magistratura precisa ter uma carreira única, com o mesmo subsídio, e que seja valorizada com a implantação do ATS [Adicional por Tempo de Serviço (ATS/VTM)]”, disse.

Magistratura Independente

Reberval Belinati e Átila Amaral | Foto: AMB

Magistratura Independente foi a terceira e última chapa inscrita. Encabeçada pelo juiz do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) Luiz Gomes da Rocha Neto, a chapa foi registrada pelo juiz Eduardo Cubas, que compareceu na condição de procurador do candidato.

*Com informações da AMB