Brasil | 07 de outubro de 2021 16:27

Confiança da população no Judiciário aumenta, indica pesquisa da FGV

Escultura que simboliza a Justiça na frente da sede do Supremo | Foto: Gil Ferreira/STF

O grau de confiança da população no Poder Judiciário cresceu 16 pontos percentuais desde 2017, segundo o relatório Índice de Confiança da Justiça Brasileira (ICJBrasil), apresentado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Em 2021, a confiança no Judiciário chegou a 40%, um dos maiores indicadores da história do estudo.

A Justiça obteve 29% de confiança em 2013, 32% em 2015 e 24% em 2017. O maior índice do Judiciário foi conquistado há dez anos, em 2011 (47%). Ao divulgar o estudo, nesta quinta-feira (7), o editorial do jornal “O Estado de S. Paulo” destacou o crescimento significativo da avaliação. “O Judiciário aparece como uma instituição confiável em termos de eficiência, isenção e imparcialidade.”

Atrás do Judiciário, na pesquisa, está a confiança nas igrejas evangélicas (38%), nas emissoras de TV (34%), nos sindicatos (32%), na Presidência da República (29%), nas redes sociais (19%), no Congresso Nacional (12%) e nos partidos políticos (6%). Estão na frente do Judiciário, as Forças Armadas (63%), a igreja católica (53%), as grandes empresas (49%), a imprensa escrita (47%), o Ministério Público (45%) e a polícia (44%).

A confiança no Supremo Tribunal Federal (STF) também cresceu neste ano (42%). O percentual era de 24% em 2017. As pessoas mais jovens, entre 18 e 24 anos de idade, e que recebem até um salário mínimo são as que mais confiam no STF. Oito em cada dez brasileiros acham que é injustificável o fechamento do Supremo.

Feito pelos pesquisadores Luciana Gross Cunha, Luciana Ramos de Oliveira, Fabiana Luci de Oliveira e Joelson de Oliveira Sampaio, o estudo ouviu 1.650 pessoas no Distrito Federal e em sete Estados – Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal – de novembro de 2020 a janeiro de 2021.

O ICJBrasil é um levantamento de natureza qualitativa, com base em amostra representativa da população. O seu objetivo é acompanhar de forma sistemática o sentimento da população em relação ao Judiciário brasileiro. Confira aqui a pesquisa completa.

Leia também: CNJ estende campanha da AMAERJ a todos os tribunais de Justiça do país
Felipe Gonçalves se reúne com associados na Regional de Niterói
Corregedoria premiará boas práticas no 1º grau do TJ do Rio