Artigos de Magistrados | 15 de julho de 2022 16:55

Concurso pioneiro premiará artigos científicos de mulheres

Pela primeira vez, a Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) promove um concurso de artigos científicos exclusivo para mulheres. O 1º Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos é uma iniciativa inédita no Brasil e busca valorizar as pesquisadoras, reconhecer o trabalho científico feminino e premiar os melhores artigos.

A iniciativa é uma homenagem à primeira mulher desembargadora do TJ-AM. Serão avaliados trabalhos de seis temas diferentes, que visam o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam gerar resultados positivos na prestação jurisdicional. São eles: Direito Processual Civil, Administrativo, Inovação, Justiça e Sociedade; Mecanismos Processuais Penais; Gestão de Processos; Novos Cenários Tecnológicos; Relações Jurídicas e a Sociedade da Informação; e Direito e Sustentabilidade.

Os melhores textos serão avaliados por uma comissão. Podem concorrer trabalhos de mulheres brasileiras ou estrangeiras – magistradas, servidoras do Poder Judiciário, profissionais e estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer área de formação em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação.

A vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Elayne Cantuária, faz parte da comissão organizadora do prêmio e destacou a importância da iniciativa, que reforça a necessidade de participação e inclusão das mulheres na ciência.

“Em pesquisa realizada, estima-se que o Brasil terá paridade de homens e mulheres na ciência e na academia em 10 anos. Esse número é superior ao de muitos países do primeiro mundo. Com o conhecimento, o mundo modifica suas percepções e avança para as inovações com respeito e tolerância. Assim construímos uma sociedade melhor”, afirmou a magistrada.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até segunda-feira (18), por meio de formulário eletrônico. As candidatas devem estar atentas às exigências do edital, que pode ser consultado aqui.

(Com informações da AMB)

Leia também: AMAERJ atua no CNJ para resguardar autonomia dos juízes na realização de audiências
Brasil tem 156,4 milhões de eleitores aptos a votar, número recorde
Tribunal terá novo desembargador na próxima segunda-feira