* TJ-RJ
Os integrantes do Comitê Gestor Regional da Política de Atenção Prioritária ao 1º de Grau de Jurisdição realizaram nesta sexta-feira, dia 1º de julho, mais uma reunião para apresentar a metodologia de trabalho do Comitê, avaliar e discutir propostas de departamentos que integram o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a fim de melhorar a prestação de serviços e a produtividade da 1ª Instância.
Representantes do Departamento de Saúde (Desau) do TJRJ participaram da reunião e apresentaram a campanha ‘Vamos Humanizar’, com propostas para melhorar a saúde de magistrados e servidores do Tribunal do Rio. Uma das recomendações é a cultura pró-ergonômica, que pretende corrigir a postura corporal dos trabalhadores. De acordo com avaliações apresentadas, esse é um dos problemas físicos que mais afeta magistrados e servidores, o que acarreta, por consequência, problemas para a 1ª instância.
Para melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da 1ª instância da Justiça estadual, os participantes avaliaram propostas como a educação, com palestras e seminários para juízes e serventuários de 1º grau e campanhas anuais de prevenção, como a realizada este ano com a vacinação contra gripe. Novas ações, como a campanha antitabagismo, também foram apresentadas pela equipe do Desau.
O presidente do Comitê, desembargador Marcelo Anátocles, ressaltou que o objetivo da equipe é oferecer apoio e instrumentos de melhoria para o 1º grau, assim como melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida de magistrados e servidores que trabalham nesta instância.
“As reuniões e visitas são fundamentais para apresentar os objetivos e os benefícios do Comitê. É um órgão de apoio, que oferece ajuda e ferramentas para reforçar e melhorar a 1ª instância. Isso também vai evitar o congestionamento, que é um problema muito grande atualmente”, disse o magistrado.
A reunião desta sexta-feira contou com a participação da presidente Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), juíza Renata Gil, magistrados, servidores, representantes do Sind-Justiça e das Diretorias-Gerais de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) e de Gestão de Pessoas (DGPES).
A próxima visita está marcada para dia 22 de julho, no 4º Núcleo Regional de Duque de Caxias. Até o fim do ano todos os NUR’s serão visitados por equipes do Comitê. As visitas têm como objetivo divulgar o Comitê e a metodologia de trabalho, e é aberta para que magistrados e servidores de outras Comarcas apresentem sugestões e se familiarizem com o que está sendo feito no Judiciário fluminense.
O Comitê Gestor foi criado pelo Ato Executivo TJRJ n° 105/2015, em atendimento à Resolução nº 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) .
Fonte: TJ-RJ