O desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz, presidente da Comissão do XLV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro, divulgou, nesta segunda-feira, dia 24 de março, a classificação final do certame. Foram aprovados 27 candidatos, que deverão tomar posse como juízes substitutos em maio. Dos aprovados, 15 são mulheres e 12 são homens. Na publicação, foram divulgadas também as notas das provas objetiva, discursiva, sentença (cível e penal), oral e da análise de títulos.
Primeiro colocado no concurso, Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa, de 27 anos, estudou durante cinco anos para o certame. Com a aprovação, ele alcançou seu objetivo profissional. “Meu sonho sempre foi ser juiz”, afirmou.
Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bruno Vinícius tem mestrado em Direito Processual pela mesma universidade, aprofundou sua dissertação nos Estados Unidos e já atuou na Procuradoria do Estado e como assessor no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, que nasceu no município do Rio de Janeiro, o concurso para a magistratura do TJ-RJ exige grande capacidade de raciocínio do candidato, além de dedicação. “Eu só ia ao trabalho e voltava para estudar”, contou.
Aos interessados em obter o mesmo êxito no concurso, Bruno Vinícius dá dicas: atualizar-se em jurisprudência e aprofundar-se em teoria e doutrina. “Não se resume a decorar a letra da lei”, alertou. De acordo com o edital de abertura, o concurso destinou-se ao preenchimento de 28 vagas para o cargo de juiz substituto. No total, 6.183 candidatos se inscreveram no certame.