Em encontro realizado na sede administrativa da Amaerj,em 27 de maio, a juíza Raquel de Oliveira, titular da 6ª Vara Cível de Jacarepaguá e coordenadora do programa “Casamentos Comunitários”, do Departamento de Avaliação de Acompanhamento de Projetos Especiais (DEAPE) do TJ-RJ, falou ao presidente Rossidélio Lopes, sobre o interesse em levar o projeto para o interior fluminense. De acordo com a magistrada, o DEAPE tem recebido inúmeros telefonemas de casais do interior, pedindo que também sejam realizados casamentos coletivos em suas cidades. Na ocasião, a juíza propôs uma parceria com os magistrados das comarcas interioranas.
Durante a reunião, a juíza explicou que serão realizados dois grandes eventos na capital: o “Dia do Sim”, para cerca de 2.000 casais heterossexuais, e “O Amor é Legal”, para casais homoafetivos. Segundo Raquel de Oliveira, um evento não está atrelado ao outro, e serão realizados em datas distintas. De acordo com Raquel, os magistrados interessados em participar poderão optar por um ou outro, ou pela realização de ambos. O ideal é que os eventos da capital e do interior fluminense ocorressem ao mesmo tempo. “Acho interessante fazermos as celebrações da capital simultaneamente com o interior, pois assim, além de realizar um trabalho social, daremos mais visibilidade ao Judiciário e ao juiz de 1ª instância dessas regiões”, ponderou a magistrada.
Caso haja interesse dos colegas do interior, será realizada uma reunião na sede administrativa da Amaerj, em 06 de junho (sexta-feira), às 10h, para planejamento das datas e procedimentos necessários. O magistrado interessado pode confirmar a presença com a gerente administrativa da Amaerj, Kátia Cavalcanti (3133 – 4167/2533 – 1345/ katiamaria@tjrj.jus.br), ou com a funcionária Amélia Aben- Athar (3861-1107/3133-2636/ amelia@amaerj.org.br), ou com o funcionário Estevão Fortes (3861-1100/ estevaofortes@amaerj.org.br).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj