*Uol
Interlocutores do presidente Lula afirmaram à coluna que a expectativa é de que o presidente Lula faça a indicação de Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal) até quarta-feira. Segundo os petistas, o presidente já tinha decidido pelo nome de seu ex-advogado há bastante tempo e só estava esperando um momento para anunciar.
O que foi relatado para a coluna é que o clima devido à recepção de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que deu espaço para diversas críticas da oposição numa semana decisiva de votações no Congresso Nacional, pode acelerar a indicação já planejada. Seria um movimento para mudar o assunto da pauta pública.
No churrasco do Alvorada, na semana passada, conforme mostrou a colunista Mônica Bergamo, Lula disse a Moraes que vai indicar nesta semana o ministro do STF para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que também estava no churrasco. O presidente não chegou a mencionar o nome, mas a menção foi lida pelos interlocutores como uma referência à decisão por Zanin. Há semanas, Lula nem sequer quis ouvir argumentos para não indicar Zanin.
Na noite de segunda-feira, petistas no Congresso e no Palácio do Planalto estavam preocupados com as votações da MP (Medida Provisória) 1154/23 e do projeto do marco temporal das terras indígenas.Entre eles, a expectativa era de possível derrota e de trabalhar para “perder por pouco”, segundo foi relatado à coluna. Por isso, até Lula começou a participar da interlocução com parlamentares.