AMAERJ | 08 de novembro de 2019 21:15

Com recorde histórico de votos, Renata Gil é eleita presidente da AMB

Renata Gil junto ao ministros João Otávio de Noronha (presidente do STJ) e Luis Felipe Salomão e magistrados do Rio de Janeiro, após a apuração dos votos | Foto: Matheus Salomão/AMAERJ

Pela primeira vez em sua história a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) será dirigida por uma mulher. A magistrada fluminense Renata Gil foi eleita nesta sexta-feira (8) a presidente da entidade nacional para o triênio 2020/2022. A Chapa 2 “AMB+Forte – Uma Só Magistratura” recebeu 6.584 votos (79,3%), recorde histórico das eleições da AMB. Renata Gil preside a AMAERJ. Está em seu segundo mandato consecutivo.
 
“Muito obrigada a todos os magistrados que apoiaram o nosso projeto de unidade nacional. A vitória confirma o anseio da Magistratura em trabalhar unida pela defesa da classe. É com enorme orgulho e satisfação que representarei a Magistratura brasileira neste próximo triênio. Magistratura firme, dedicada, independente e, sobretudo, competente”, destacou Renata Gil.

“Meus compromissos foram expostos de maneira transparente no decorrer desta campanha árdua. Tive a oportunidade de rever grandes amigos magistrados ao visitar as cinco regiões brasileiras. E, tão importante quanto, fazer novas amizades. Aprendi com todos eles e seguirei aprendendo na administração da AMB, a mais importante associação da Magistratura brasileira. Não é por acaso que a diretoria eleita pela chapa ‘AMB+Forte – Uma Só Magistratura’ conta com dirigentes de todos os Estados e do Distrito Federal. Agora, mais do que nunca, é hora de nos irmanarmos em torno da classe. Magistrados unidos, Judiciário forte. Muito obrigada, contem comigo.”

Ao total, foram 8.300 votos válidos. A Chapa 1 “Magistratura Independente”, do juiz Luiz Gomes da Rocha Neto (AMEPE), recebeu 951 votos. A Chapa 3 “Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura)”, liderada pelo juiz José Carlos Külzer (Amatra 12), teve 765 votos.

A chapa liderada por Renata Gil recebeu mais votos do que as chapas vencedoras das outras eleições. As maiores votações registradas foram a dos grupos comandados por Cláudio Baldino Maciel (5.995 votos), em 2001; Rodrigo Collaço (5.827 votos), em 2004; João Ricardo Costa (5.628 votos), em 2013; Jayme de Oliveira (5.537 votos), em 2016; e Nelson Calandra (4.552 votos), em 2010.

Presidente eleita da AMB, Renata Gil

Juíza há 21 anos, Renata Gil é a primeira mulher a presidir a AMAERJ. A magistrada dirige a entidade desde 2016, já em segundo mandato. Foi vice-presidente da AMB nos triênios 2011/2013 e 2017/2019. Titular da 40º Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2008, Renata Gil atuou nas comarcas de Conceição de Macabu, Silva Jardim e Rio Bonito, municípios no interior do Estado do Rio. É formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Renata Gil integrou a ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro) e idealizou a CAC (Central de Assessoramento Criminal), cartório de funcionários “sem rosto”, iniciativa reconhecida como modelo pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A diretoria eleita vai liderar a maior entidade representativa da Magistratura nacional. Aos 70 anos de fundação, a AMB reúne 14 mil associados e congrega 33 associações regionais, das quais 27 de juízes estaduais, quatro trabalhistas e duas militares. A posse dos novos diretores acontecerá em 11 de dezembro, às 17h, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília.

Conheça os integrantes da chapa eleita:

PRESIDENTE
RENATA GIL DE ALCANTARA VIDEIRA (AMAERJ – RJ)

VICE-PRESIDENTES
Assuntos Legislativos
ELAYNE RAMOS CANTUÁRIA (AMAAP – AP)
Direitos Humanos
FÁBIO FRANCISCO ESTEVES (AMAGIS-DF)
Institucional
FERNANDO FIGUEIREDO BARTOLETTI (APAMAGIS – SP)
Integração
JOSÉ HERVAL SAMPAIO JÚNIOR (AMARN – RN)
Política de Valorização da Magistratura
JUSSARA SCHITTLER DOS SANTOS WANDSCHEER (AMC – SC)
Administrativo
LEVINE RAJA GABAGLIA ARTIAGA (ASMEGO – GO)
Assuntos Legislativos Trabalhistas
MAURÍCIO PAES BARRETO PIZARRO DRUMMOND (RJ)
Prerrogativas
NEY COSTA ALCÂNTARA DE OLIVEIRA (ALMAGIS – AL)
Assuntos Jurídicos
ROSIMERE DAS GRAÇAS DO COUTO (AMAGIS – MG)
Cultural e de Tecnologia
THIAGO BRANDÃO DE ALMEIDA (AMAPI – PI)
Políticas Remuneratórias
VERA LUCIA DEBONI (AJURIS – RS)
 
COORDENADORES
Justiça do Trabalho
ANTÔNIO CÉSAR COELHO DE MEDEIROS PEREIRA (AMATRA XIV – RO E AC)
Justiça Estadual
FREDERICO MENDES JÚNIOR (AMAPAR – PR)
Justiça Militar
PAULO ADIB CASSEB (AMAJME – SP)
Justiça Federal
PRISCILLA PEREIRA COSTA CORRÊA (RJ)
Aposentados
ROBERTO LUÍS FELINTO DE OLIVEIRA (AMAERJ – RJ)
 
CONSELHO FISCAL
ALEXANDRE MIGUEL (AMERON – RO)
EDUARDO EUGÊNIO SIRAVEGNA JUNIOR (AMAMSUL – MS)
MARIA ISABEL DA SILVA (AMAGIS – DF)
 
SECRETARIA-GERAL
Secretária-Geral
JULIANNE FREIRE MARQUES (ASMETO – TO)
Secretário-Geral Adjunto
FERNANDO CHEMIN CURY (AMAMSUL – MS)

Chapa eleita