O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá no Rio de Janeiro, nos próximos dias 24 e 25, o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS). O evento, que tem o apoio da AMAERJ, reunirá ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e magistrados do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
No dia 24, haverá a abertura do FONAJUS Itinerante do Estado do Rio de Janeiro e reuniões institucionais. No dia 25, será realizado o seminário “Desafios e Perspectivas da Judicialização da Saúde”, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), que fica na Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar.
O seminário contará com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão (vice-presidente) e Antonio Saldanha; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daiane Nogueira de Lira (supervisora do FONAJUS); dos desembargadores Cesar Cury e Adriana Ramos de Mello e das juízas Renata de Lima Machado e Katylene Collier Pires.
Haverá, ainda, oficina para magistrados, assessores e membros do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJUS).
Também apoiam o FONAJUS o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a EMERJ, a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e a Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (AJUFERJES).
O FONAJUS Itinerante percorre os estados do Brasil com o propósito de promover diálogos, cooperação institucional e capacitação, a fim de implementar, em conjunto com os Comitês Estaduais de Saúde, a Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde.
Confira abaixo a programação completa:
Leia também: Renata Maria Nicolau Cabo é nomeada desembargadora do TJ-RJ
Juízas do TJ-RJ conhecem a gestão de precedentes do Supremo e do STJ em Brasília
Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes no próximo dia 21