A Amaerj, o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e a Arquidiocese do Rio promoverão, no dia 5 de dezembro, às 16h, um casamento comunitário de mil casais na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. A 2ª edição do “Dia do Sim”, iniciativa do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade do Tribunal (Deape), já começou e conta com a participação de mais de 40 juízes. O projeto dos Casamentos Comunitários possibilita a casais que já vivem juntos, mas nunca tiveram a oportunidade de regularizar o estado civil, a participar de uma série de audiências de conversão de união estável em casamento, gratuitamente.
“O juiz sempre foi visto como uma pessoa austera. Hoje, com as ações sociais, o juiz tem estado mais perto da sociedade. Ele tem a oportunidade de ir ao encontro das pessoas e prevenir futuros litígios”, avalia a juíza Raquel de Oliveira, coordenadora dos Casamentos Comunitários do TJ-RJ.
A Amaerj confeccionou um folder explicativo para divulgar a importância do casamento. O folheto foi distribuído pelas paróquias do estado. Confira:
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj