Notícias | 03 de dezembro de 2015 15:05

Com apoio da Amaerj, “Dia do Sim” reunirá duas mil pessoas na Catedral Metropolitana do Rio

A Amaerj, o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e a Arquidiocese do Rio promoverão, no próximo sábado (5), às 16h, um casamento comunitário de mil casais na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. A 2ª edição do “Dia do Sim”, iniciativa do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade do Tribunal (Deape), já contou com a participação de mais de 40 juízes na realização das audiências: Raquel de Oliveira, Andre Souza Brito, Gloria Heloiza Lima da Silva, Mylene Glória Pinto Vassal, Oscar Lattuca, Rosana Simen Rangel de Figueiredo Costa, Andrea Magalhães Araújo, Anna Caroline Licasalio da Costa, Aylton Cardoso de Vasconcellos, Daniela Brandão Ferreira, Florentina Ferreira Bruzzi Porto, Gracia Cristina Moreira do Rosário, Monique Abreu David, Priscila Abreu David, Simone de Araújo Rolim, Tania Paim Caldas de Abreu, Danilo Marques Borges, Ana Beatriz Mendes Estrella, Cintia Souto Machado de Andade, Claudia de Oliveira Motta, Daniel Konder de Almeida, Keila Blank de Cnop, Marcia Alves Succi, Mirian Tereza Castro Neves de Souza Lima, Mirela Erbisti Halmosy Ribeiro, Jane Carneiro Silva de Amorim, Andrea Barroso Silva de Fragoso Vidal, Claudia Renata Alberico Oazen, Roberta dos Santos Braga Costa, Renata Travassos Medina de Macedo, Alessandra de Araujo Bilac Moreira Pinto, Ariadne Villela Lopes, Elizabeth Maria Saad, Lisia Carla Vieira Rodrigues, Monica Ribeiro Teixeira, Regina Helena Fábregas Ferreira, Bianca Ferreira do Amaral Machado Nigri, Maria Paula Gouvea Galhardo, Adriana Angeli de Araujo de Azevedo Maia, Ana Cristina Nascif Dib Miguel, Criscia Curty de Freitas Lopes, Mabel Christina Castrioto Meira de Vasconcellos e Patricia Domingues Salustiano.

dia do sim

O projeto dos Casamentos Comunitários possibilita a casais que já vivem juntos, mas nunca tiveram a oportunidade de regularizar o estado civil, a participar de uma série de audiências de conversão de união estável em casamento, gratuitamente. “O juiz sempre foi visto como uma pessoa austera. Hoje, com as ações sociais, o juiz tem estado mais perto da sociedade. Ele tem a oportunidade de ir ao encontro das pessoas e prevenir futuros litígios”, avalia a juíza Raquel de Oliveira, coordenadora dos Casamentos Comunitários do TJ-RJ. 

A celebração será realizada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e os noivos serão recepcionados pela Banda de Música da Polícia Militar. Haverá ainda sorteios de brindes oferecidos pelo Instituto Masan, parceiro do “Dia do Sim”, que também irá oferecer os bem-casados para tornar o evento ainda mais especial.

No início do ano, a Amaerj confeccionou um folder explicativo para divulgar a importância do casamento. O folheto foi distribuído pelas paróquias do estado. 

Fonte: Amaerj