CNJ | 24 de fevereiro de 2026 16:15

CNJ convida magistradas para evento sobre participação feminina no Judiciário

Encontro será na sede do CNJ | Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, em 16 de março, o evento “Da Resolução à Transformação: 8 anos da Política de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário”. As magistradas foram convidadas pelo presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, a participar do encontro, que acontecerá em Brasília.

“Renovamos assim o nosso compromisso com a construção de um Judiciário mais plural, inclusivo e representativo da sociedade brasileira. É nesse espírito que o Conselho Nacional de Justiça promoverá o evento, dedicado a refletir sobre os avanços alcançados, os desafios ainda persistentes e os caminhos possíveis para o aprofundamento dessa agenda no âmbito do Sistema de Justiça. Que seja um espaço de celebração e reflexão sobre a igualdade de gênero e a promoção de lideranças femininas no Poder Judiciário brasileiro”, afirmou o ministro.

O evento ocorrerá às 14h30, no auditório do CNJ. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

O encontro tratará da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, estabelecida pelo CNJ por meio da Resolução CNJ nº 255, de 4 de setembro de 2018.

De acordo com o normativo, todos os ramos e unidades do Judiciário devem adotar medidas tendentes a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.

Leia também: Tribunal Pleno elegerá novos integrantes do TRE-RJ em março
Onze Seções Regionais da AMAERJ têm novos coordenadores
AMAERJ prestigia o lançamento da nova edição da Revista de Direito do Tribunal