Brasil | 12 de março de 2021 17:13

Cláudio Dell’Orto tomará posse na presidência do TRE nesta segunda-feira (15)

Presidente da AMAERJ nos biênios 2006/2007 e 2012/2013, o desembargador Cláudio Dell’Orto assumirá a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) nesta próxima segunda-feira (15), às 17h. O desembargador Elton Leme tomará posse como vice-presidente e corregedor da Corte.

Atual vice-presidente e corregedor do TRE, Dell’Orto sucederá o desembargador Cláudio Brandão, que preside a Corte eleitoral desde dezembro de 2019.

A solenidade acontecerá no plenário do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e será transmitida pelo canal do TRE no YouTube. Na sessão, o juiz Afonso Henrique Barbosa tomará posse como membro efetivo do colegiado da Corte.

Leia também: Desembargador Cláudio Brandão se despede da presidência do TRE-RJ
Magistradas e prefeito do Rio participam do lançamento da Ronda Maria da Penha
Desembargadora Katya Monnerat abrirá webinar sobre família paralela

Cláudio Dell’Orto, de 60 anos, nasceu em Petrópolis, cidade na Região Serrana do Estado do Rio. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam). Ingressou na Magistratura em 1991. Desembargador há 11 anos, atua na 18ª Câmara Cível. Além da AMAERJ, dirigiu a Escola Nacional da Magistratura (ENM) de 2015 a 2016.

Elton Leme, também de 60 anos, foi eleito pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ, em 1º de março, para integrar o TRE-RJ. Carioca, formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é pós-graduado
em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Magistrado desde 1992, foi promovido a desembargador há 13 anos. Atua na 17ª Câmara Cível.

Novo membro efetivo do TRE na classe juiz, Afonso Henrique Barbosa, de 46, nasceu no Rio de Janeiro. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Antes de ingressar na Magistratura, em 2001, foi defensor público e promotor de Justiça do Estado do Rio. Atuou como juiz-auxiliar da presidência do TJ-RJ de 2015 a 2020.