Judiciário na Mídia Hoje | 07 de novembro de 2022 11:12

Cine Reflexão apresenta Patrícia Acioli: ‘A Juíza do Povo’, no Solar do Jambeiro

*O Fluminense

Na quarta-feira (9), às 18h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, a quinta edição do “Cine Reflexão”. O público vai poder assistir, gratuitamente, ao filme “A Juíza do Povo”. Após a sessão, haverá debate com o diretor Humberto Nascimento e o desembargador João Batista Damasceno.

O filme conta a história do crime que chocou o país, afrontou a democracia e a independência do Poder Judiciário, colocou 11 policiais militares na prisão, inclusive o comandante do batalhão de São Gonçalo. O assassinato da juíza Patrícia Acioli, completou 11 anos, em 11 de agosto deste ano, com o documentário “Patrícia Acioli, a juíza do povo”.

O filme resgata personagens e memórias, traz imagens e histórias inéditas sobre a magistrada morta em 2011, por PMs do 7º BPM (São Gonçalo), em Piratininga, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde morava. A obra levanta ainda uma reflexão: o que mudou na política de segurança pública após o crime? O longa tem música de Arnaldo Antunes ‘O Real Resiste’.

O documentário traz depoimentos das filhas de Patrícia Acioli, que tinham 10 e 12 anos na época do crime, da irmã da magistrada, de colegas de trabalho, de autoridades como o ex-secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, de juízes, desembargadores, de ex-detentos da carceragem de Neves, em São Gonçalo, de parentes de um menor infrator que ela adotou, de policiais que trabalharam com magistrada e que investigaram o crime, do jurista Técio Lins e Silva, de Defensores Públicos e parentes de vítimas mortas por policiais. Este filme foi produzido através do Edital Audiovisual de Niterói.

O “Cine Reflexão” é uma parceria entre Niterói Filmes, NuCine e Solar do Jambeiro. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Serviço:
Data: 9 de novembro
Horário: 18h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h25
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ