A AMAERJ realizou, nesta terça-feira (17), a exibição do filme “Um Dia Qualquer”. O diretor do longa-metragem, Pedro Von Krüger, esteve presente para um debate ao fim da projeção.
No Auditório da AMAERJ e em bate-papo por videoconferência, os associados conheceram os personagens que deram origem à série homônima. O link, recebido pelos associados com antecedência para acesso ao filme, está disponível até este domingo (22).
O longa mostra que um dia qualquer nos subúrbios cariocas pode ser rodeado por violência e um clima de guerra civil, que obrigam os moradores a iniciar uma jornada por sobrevivência. A história aborda forças paralelas que assumem o lugar do Estado diante de sua omissão, como milícia, tráfico e a corrupção.
Promovido pela Diretoria Cultural da AMAERJ, o debate após a exibição tratou de assuntos como violência de gênero, sequência da história do filme, realidade do subúrbio do Rio de Janeiro e outros trabalhos do diretor Pedro Von Krüger, que realizou diversos documentários, como ‘Memória em Verde e Rosa’, sobre a Escola de Samba da Mangueira, e “A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano”, que conta a história do Madureira Atlético Clube.
O diretor, que também assina o roteiro de “Um Dia Qualquer”, contou aos presentes que a obra é inspirada em uma narrativa real. “Esse filme nasceu das minhas andanças pelo Rio de Janeiro, em Realengo, em 2002, quando eu descobri a história de um policial que deu origem ao protagonista”, revelou.
Perguntado pelo público sobre uma história que ainda deseja contar em uma próxima produção, Pedro Von Krüger respondeu que planeja relatar a participação do Brasil nas Olimpíadas realizadas na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1932.
O diretor Cultural da AMAERJ, desembargador Wagner Cinelli, destacou a importância de eventos culturais para integrar os magistrados e trazer temas do cotidiano que agregam ao trabalho jurídico. “Sou um amante do cinema e super incentivador do cinema nacional. Nós temos que discutir temas que envolvam a coletividade, como direitos humanos”, disse o magistrado.
Veja, abaixo, alguns momentos do bate-papo:
Leia também: AMAERJ tem novas regras para pets na Sede Campestre
Magistrados participam de encontro na EMERJ sobre regulação da ANS
Diretoria da AMAERJ se reúne na Sede Administrativa