A Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageou cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-RJ): Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Eduardo Abreu Biondi, André Luis Mançano Marques e Renata Silvares França Fadel. Magistrados, membros do Ministério Público, advogados, familiares e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade, na noite desta sexta-feira (18), no plenário do Palácio Pedro Ernesto (Centro do Rio).
A desembargadora Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do TJ-RJ, compôs a mesa de autoridades. A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado.
Os desembargadores Vitor Marcelo Rodrigues, André Marques e Renata França ganharam a Medalha Pedro Ernesto. Os desembargadores Humberto Dalla e Eduardo Biondi receberam o Título de Cidadão Benemérito do Município.
Os autores das homenagens foram os vereadores João Mendes de Jesus, Tânia Bastos e Luciana Boiteux.
Os cinco desembargadores tomaram posse juntos na Magistratura fluminense, em maio de 2022. Oriundos do Ministério Público e da Advocacia, os magistrados ingressaram no TJ-RJ pelo quinto constitucional.
A desembargadora Renata França discursou em nome dos homenageados. “Há aproximadamente um ano e meio tomamos posse como desembargadores do Tribunal de Justiça, realizando um sonho pelo qual tanto lutamos. Tivemos a determinação e a coragem de buscar os nossos sonhos. Hoje aqui estamos lado a lado e, por termos combatido juntos, nos unimos e nos tornamos amigos. O momento hoje é de imensa gratidão”, disse a magistrada.
Criada em 1980, a Medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil. O Título de Cidadão Benemérito é concedido a personalidades que desempenham trabalhos relevantes em prol do município.
Leia também: AMAERJ participa de reunião do corregedor com os juízes criminais
Tribunal, AMAERJ, EMERJ e Esaj promovem aula inaugural do curso do PJe
Encontro debaterá a participação feminina no Poder Judiciário