Cultura | 16 de outubro de 2019 15:19

CCMJ participa do projeto ‘Caminhos do Brasil – Memória’

O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário se uniu a dez museus da cidade do Rio de Janeiro para o projeto “Caminhos do Brasil – Memória”. O lançamento será neste sábado (19), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O visitante que tiver o passaporte da iniciativa terá gratuidade nas visitas às instituições participantes.

O objetivo do projeto é despertar o olhar de cariocas e turistas para os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça 15 e adjacências. Todos os passeios são gratuitos.

Após a visita, o dono do passaporte deve requisitar o carimbo de cada instituição. Quando todos os espaços do documento estiverem preenchidos, o visitante ganhará uma experiência marinheira no navio-museu Bauru, no submarino-museu Riachuelo, na Nau dos Descobrimentos, no helicóptero Rei dos Mares e no carro de combate Cascavel. Todas as atrações são do Espaço Cultural da Marinha. Além disso, terá direito a 50% de desconto no AquaRio e no estacionamento do Edifício Garagem Menezes Côrtes nos fins de semana.

Além do CCMJ (Centro Cultural Museu da Justiça), integram a iniciativa: Palácio Tiradentes, Paço Imperial, Museu Naval, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).

Leia também: Juiz de Barra do Piraí promove palestra sobre carreira na magistratura
TJ-RJ assina convênio com 12 municípios para cobrança da dívida ativa
Tribunal de Justiça abre edital com três vagas para o TRE-RJ

O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Rio e do governo do Estado por meio de órgãos como Comlurb, CET-Rio, RioLuz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro.

Na abertura do “Caminhos do Brasil-Memória”, o CCMJ realizará neste sábado (19), das 10h às 17h, uma programação especial, com exposições, visitas mediadas, música e teatro. Confira a programação no site do Museu da Justiça.

Serviço
Projeto Caminhos do Brasil-Memória
19 de outubro – sábado

10h às 17h
– Exposição ABSURDOS INSUSTENTÁVEIS – A Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente
– Exposição Nunca me calarei
– Mostra de documentos judiciais: O Assassinato de Ângela Diniz
– Da Pedra ao Palácio – visita mediada

16h
– Música no Museu com o pianista José Carlos Vasconcellos

19h
– Casa da Família (teatro)