Notícias | 11 de outubro de 2011 16:02

CCBB celebra a Índia

Para retratar a Índia, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) precisou de uma megaexposição. Com mais de 1 bilhão de habitantes, 200 etnias, 20 línguas oficiais e seis religiões, o país asiático será apresentado na mostra Índia!, a partir de amanhã (12), com 18 salas e 380 peças.

Com curadoria do holandês Pieter Tjabbes, a exposição é o maior evento do CCBB em 2011, ano em que completa o 22º aniversário. A data é comemorada no dia da inauguração da nova atração.

Para a comemoração, o centro reuniu peças de museus da Alemanha, Suíça, Holanda, do Museu Histórico Nacional, do Rio, e de coleções particulares – além de instituições privadas e artistas indianos que emprestaram fotografias antigas e itens de arte popular.

Na abertura, o curador do museu Alkazi Foundation for the Arts, de Nova Délhi, Rahaab Allana, faz palestra sobre A História da Fotografia na Índia, grátis, às 17h. Logo na entrada, a exposição mostra a abrangência das peças, datadas do ano 200 a.C. até 2011: uma representação do deus Ganesha divide o térreo com uma escultura contemporânea do artista Ravinder Reddy.

Quatro módulos

Dividida nos módulos Homem, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea, Índia! apresenta arte popular, vídeos de música clássica, esculturas eruditas, pinturas e objetos.

Bollywood, a indústria cinematográfica local, também será exibida com trechos de filmes numa tela de cinema. Em uma sala especial, o público pode dançar e se ver dentro de um filme.

Serviço

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro

Visitação: Terça a domingo, entre 9h e 21h

Valor: Grátis

Duração: Até 29 de janeiro

Fonte: Destak