Judiciário na Mídia Hoje | 05 de abril de 2022 16:00

Justiça do RJ manda soltar Monique, com uso de tornozeleira

*Uol

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | Foto: Matheus Salomão

A Justiça do Rio de Janeiro ordenou hoje que Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, seja solta com uso de tornozeleira eletrônica. Monique é ré, junto com o ex-vereador Jairo Santos Souza, o dr. Jairinho, no processo que apura a morte do menino de 4 anos em março de 2021.

Na decisão, a juíza da 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Elizabeth Louro, exigiu que Monique só fale com familiares ou advogados e não poste em redes sociais. Na decisão, a juíza citou ameaças que Monique relatou estar sofrendo dentro da cadeia.

Leia também: Ministro Mussi defende mecanismos inovadores no Judiciário
Nélida Piñon falará sobre o tema ‘Envelhecer’ a convite da EMERJ
Eunice Haddad aponta em artigo desafios da classe no ano eleitoral

“O ambiente carcerário, no que concerne à acusada Monique, não favorece a garantia da ordem pública”, cita a decisão.

Thiago Minagé, advogado de Monique, comemora a decisão. Ele afirma que “após um ano de ataques, ofensas e agressões a teoria se aplicou na prática e o processo continuará com seu curso normal”.

Para Elizabeth Louro, Monique não ameaça o curso de processo: “Não vislumbro, razoavelmente, a possibilidade de a requerente exercer qualquer tipo de influência sobre qualquer das testemunhas supostamente antes coagidas”, diz a decisão.

Louro também cita o “furor público” contra Jairinho e Monique, principalmente contra ela, por ser mãe de Henry, “embora nenhum ato material tenha sido a ela imputado”.