Notícias | 11 de maio de 2016 20:30

Carta de assessores aponta importância estratégica da comunicação para magistrados

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A carta final do 6º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações Filiadas à AMB, ocorrido nesta segunda-feira (9), em Brasília, faz sugestões aos dirigentes das associações sobre políticas e práticas de comunicação a serem adotadas. A AMAERJ foi representada pelo coordenador de Comunicação, Raphael Gomide.

Promovida pela AMB, a reunião teve o objetivo de apresentar e discutir boas práticas na assessoria de comunicação e permitir a troca de experiências entre os profissionais da área. A gerente de Comunicação da AMB, Renata Brandão, mostrou as iniciativas e resultados da entidade no setor. Também foi apresentada aos jornalistas a campanha da AMB #Somostodosjuízes, que seria lançada à noite.

O jornalista Vinícius Sassine, da sucursal de Brasília do jornal O Globo, relatou aos jornalistas os obstáculos corriqueiros e êxitos na cobertura e na realização de reportagens especiais sobre o Judiciário. O encontro teve a presença de 21 assessores de entidades de magistrados estaduais, militares e do Trabalho.

A AMAERJ apresentou suas ações e inovações em comunicação. Nos primeiros três meses de gestão, a área aumentou a produção própria de notícias e bateu duas vezes o recorde de audiência do site – que passou de 12.184 (outubro de 2015) para 31.887 visitantes únicos, em março. Nesse mês, a audiência foi mais que o triplo da média mensal no ano passado.

A equipe de Comunicação promoveu reforma gráfica e editorial da Revista FÓRUM; reformulou visualmente o boletim diário, que agora tem fotos e mais informação própria; contratou clipping e passou a enviá-lo a todos os associados diariamente; está fazendo um novo site, mais bonito e moderno; e reforçou as ações e o relacionamento com a imprensa. O resultado é a maior presença da AMAERJ na mídia, caso da reportagem do no Fantástico sobre segurança dos juízes (‘Magistrados julgam réus violentos e sofrem ameaças constantes’, que contou com a colaboração direta da Comunicação da entidade na concepção e produção. A AMAERJ aumentou a presença nas redes sociais, com publicações diárias das matérias produzidas no site. Criou seu perfil no facebook e no flickr, para fotos oficiais, e reforçou a atividade do Twitter.

Ao fim do dia, os jornalistas elaboraram uma carta em que fazem recomendações sobre a área de comunicação das entidades. Entre as sugestões a serem encaminhadas aos presidentes de associações estão:

– Sugerir aos presidentes e associados que sempre informem os assessores sobre eventuais contatos com a imprensa, antes das entrevistas;

– Alertar dirigentes de associações sobre a relevância da assessoria de comunicação e dos benefícios que esse trabalho agrega à imagem das entidades;

– Ressaltar a importância de as associações investirem na estrutura de pessoal e material de comunicação;

– Incentivar os presidentes de associações a investir em comunicação digital;

– Sugerir às associações a instituição de um plano de comunicação estratégica periódico, elaborado por uma equipe profissional;

– Ressaltar a importância da participação da Comunicação em decisões estratégicas sobre temas sensíveis, que possam ter consequências na imprensa ;

– Recomendar a adoção de política de relacionamento externo dos dirigentes de associação com as redações e os veículos de comunicação locais para facilitar a abertura de espaço de divulgação das iniciativas das entidades;

– Sensibilizar os magistrados sobre a importância de colaborar com a imprensa, dando entrevistas e informações, devidamente assessorados por profissionais de comunicação.