As propostas das chapas que concorrem aos cargos dos Conselhos Executivo e Fiscal da AMB serão apresentadas pelos candidatos à presidência da Associação no próximo sábado (26), durante o V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), em Florianópolis (SC). O debate será realizado no Costão do Santinho, às 17h30.
A discussão será mediada pelo jornalista Moacir Pereira e contará com a participação dos candidatos João Ricardo dos Santos Costa, pela chapa Unidade e Valorização, e Roberto Portugal Bacellar, representando a chapa AMB para os Magistrados Justiça para o Brasil. Durante o encontro, os Magistrados terão a possibilidade de apresentar e defender duas propostas de gestão para a AMB.
O debate será dividido em quatro blocos, conforme as regras estabelecidas pela Comissão Eleitoral da AMB. A discussão será aberta com a apresentação dos candidatos que terão 15 minutos, cada, para expor suas ideias. No segundo bloco, os Magistrados deverão responder as perguntas da plateia. Serão três indagações para cada candidato, que terá até dois minutos para respondê-las.
Na terceira rodada os concorrentes terão a possibilidade de dirigir perguntas um ao outro, sendo duas perguntas para cada. No quarto e último bloco, João Ricardo e Roberto Bacellar farão suas considerações. Esta fase terá cinco minutos de duração, prorrogáveis por mais cinco.
Caberá ao mediador indeferir perguntas impertinentes ou de cunho exclusivamente pessoal, evitar alterações entre os candidatos e a plenária, censurar o uso de expressões injuriosas e depreciativas da imagem de membros e candidatos à AMB, solicitar da plenária contenção em manifestações consideradas inoportunas e efetuar os sorteios da ordem das falas dos candidatos durante o encontro.
As eleições serão realizadas nos dias 22 e 23 de novembro e definirá a composição da nova mesa diretora da entidade para o período de 2014 a 2016. Em 64 anos de história, a Associação dos Magistrados Brasileiros é hoje a maior entidade de classe representativa da Magistratura em todo o mundo e congrega cerca de 14 mil Juízes e Desembargadores.
A AMB desempenha um importante papel na defesa das prerrogativas da Magistratura e é considerada pelo Congresso Nacional uma das entidades mais atuantes do país.
Fonte: AMB