Organizada pela AMAERJ, a segunda etapa da campanha “Doe um Look” em 2023 reuniu, nesta sexta-feira (22), cerca de 30 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em uma manhã de embelezamento e fortalecimento da autoestima. As atividades ocorreram na Sede Administrativa da Associação, no Centro do Rio.
As mulheres foram recebidas com um café da manhã e ganharam itens arrecadados pela AMAERJ. Nas araras dispostas no auditório, havia pares de calçados e roupas variadas, além de bolsas, brincos, colares, braceletes, pulseiras e cintos foram escolhidos pelas mulheres. As convidadas também receberam kits de maquiagem e participaram de sorteios.
As juízas Eunice Haddad, presidente da AMAERJ; Juliana Cardoso, diretora do Departamento de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica; e Daniela Ferro, diretora do Departamento Social e presidente da AMAERJ-Niterói, conversaram com as convidadas.
A presidente Eunice Haddad destacou a preocupação da AMAERJ com a causa. “É uma forma de acolhimento a vocês. Mostrar que a gente está junto, perto, preocupada, se envolvendo mesmo na questão”, disse a magistrada.
Idealizadora da campanha, a magistrada Juliana Cardoso falou sobre sua atuação como juíza de violência doméstica. Ela contou que, ao olhar para as mulheres durante as audiências, percebeu que “havia um traço em comum: a falta de amor-próprio, a falta de autoestima”.
“Violência não tem motivo. Estudando o tema, a gente percebe que a forma como a mulher se enxerga, ou seja, aquilo que ela pensa sobre si mesma, é fundamental para a mulher afastar o risco de violência ou aumentar esse risco”, disse a juíza.
A magistrada falou sobre a importância da autoestima e sobre o objetivo da “Doe um Look”.
“O que queremos nesse momento é resgatar a autoestima de vocês. É dizer que toda mulher merece uma vida livre da violência, que a gente se importa e que as dores de vocês não são só de vocês, são nossas enquanto mulheres. O passado não vai definir o futuro de vocês. Aconteceu, que isso as deixem ainda mais fortes e prontas para viver uma vida livre de violência”, frisou.
A juíza afirmou que as vestimentas doadas foram pensadas para as convidadas se sentirem bem. “Muitas das vezes a mulher que está na violência não consegue escolher nem a comida, imagina a roupa. Aqui vocês tem poder de escolha.”
A juíza Daniela Ferro ressaltou que as mulheres “não podem perder a esperança”.
A campanha “Doe um Look” foi criada pela AMAERJ em 2021 para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. Esta foi a terceira edição do evento.
Leia também: Órgão Especial promoverá juiz a desembargador em 2 de outubro
Magistrados do Rio serão docentes em curso sobre resolução de conflitos
AMAERJ participa de evento comemorativo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência