AMB | 21 de outubro de 2021 16:46

Campanha arrecada doações para juízas afegãs refugiadas no Brasil

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou a campanha “Nós por Elas”, nesta quarta-feira (20), para ajudar as juízas afegãs e seus parentes que chegaram ao Brasil esta semana. O Banco do Brasil disponibilizou conta e chave Pix para receber doações.

A chave de identificação é o e-mail pix.nosporelas@fbb.org.br. A Fundação Banco do Brasil doou R$ 100 mil. A associação nacional criou, ainda, o Selo Humanitário da AMB para estimular a participação de instituições da sociedade civil organizada com doações para o fundo do programa.

Desde que o regime Talibã retomou o poder no Afeganistão, a presidente da AMB, Renata Gil, articulou o resgate das magistradas em atendimento a pedido da Associação Internacional de Mulheres Juízas. A operação mobilizou entidades estrangeiras e do Brasil para auxiliar as refugiadas. Ao todo, são 26 pessoas, sete juízas – três delas casadas com juízes -, filhos e parentes próximos.

O grupo obteve o visto humanitário. Na segunda-feira (18), chegou a primeira família ao Brasil. Outra veio na terça (19). As demais chegaram nesta quarta (20). A operação não pode ser divulgada de forma detalhada por questões de segurança. As famílias irão morar provisoriamente em Brasília.

Leia também: Homenagem da AMAERJ-Niterói reúne presidente do TJ, corregedor e juízes
Vara da Infância de Duque de Caxias entrega doações de Dia das Crianças
Fórum da EMERJ discutirá os efeitos jurídicos e tributários da ADC 49