AMAERJ | 27 de novembro de 2024 16:57

Caminhada promovida pela AMB e pelos COGENs no Centro do Rio tem inscrições abertas

Magistrados, servidores, demais profissionais do Direito e estudantes se reunirão na região da Pequena África, no Centro do Rio, na manhã de sábado (30), para participar da 4ª Caminhada Negra, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e da 3ª Trilha da Memória, realizada pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). As inscrições estão abertas.

Os associados da AMB podem se inscrever pelo site da AMB: bit.ly/ivcaminhadanegra. Os demais interessados devem acessar o formulário disponibilizado pelos COGENs: https://forms.office.com/r/1GWEUJWBEv. As vagas são limitadas.

A Caminhada Negra, acontece em 13 cidades do país para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A AMAERJ apoia a iniciativa.

“A Caminhada Negra é uma iniciativa fundamental da AMB para relembrar a história do Brasil, resgatar as nossas raízes e evidenciar a importância da cultura afro-brasileira. No Rio, a caminhada passa pelo Cais do Valongo, patrimônio histórico da humanidade pela Unesco. É uma ação educativa e cultural que ressalta o engajamento dos magistrados na luta pela igualdade racial. Neste ano, será ainda mais especial por acontecer junto com a Trilha da Memória, uma brilhante ação dos COGENs, do nosso Tribunal”, afirmou a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad.

A caminhada inicia na Praça Mauá, às 9h, e encerra no Cais do Valongo. A servidora e historiadora Tatiana Brandão será a guia voluntária deste circuito, que também possui no itinerário a Igreja de São Francisco da Prainha, o painel Hilário Jovino, a Casa da Escrevivência, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Mirante do Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo, o Largo do Depósito, o Espaço Cultural Casa da Tia Ciata, o Mercado de Escravizados, o Cais do Valongo e o Cais da Imperatriz, as Docas Pedro II, a Praça da Harmonia e a Revolta da Vacina, e o Cemitério dos Pretos Novos.

Leia também: Juíza Juliane Beyruth lançará livro na AMAERJ nesta quinta-feira
Presidentes das associações jurídicas do Rio discutem ações conjuntas
Jurista Paulo Cezar Pinheiro Carneiro será homenageado pela Uerj