AMAERJ | 21 de novembro de 2024 17:05

Caminhada Negra e Trilha da Memória serão em 30 de novembro no Rio

A 4ª edição da Caminhada Negra, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 13 cidades do país na comemoração pelo Dia da Consciência Negra, acontecerá no Rio de Janeiro no dia 30 de novembro. Com o apoio da AMAERJ, o evento acontecerá junto da 3ª “Trilha da Memória”, idealizada pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Os passeios marcam o Dia da Consciência Negra, comemorado nessa quarta-feira, 20 de novembro, e têm como objetivo celebrar o valor histórico da cultura e do legado do povo negro, além de reconhecer sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.

A caminhada inicia na Praça Mauá, às 9h, e encerra no Cais do Valongo. O tour abrange a “Pequena África”, parte significativa da zona portuária do Rio de Janeiro, com um patrimônio histórico rico e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A servidora e historiadora Tatiana Brandão é guia voluntária deste circuito, que também possui no itinerário a Igreja de São Francisco da Prainha, o painel Hilário Jovino, a Casa da Escrevivência, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Mirante do Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo, o Largo do Depósito, o Espaço Cultural Casa da Tia Ciata, o Mercado de Escravizados, o Cais do Valongo e o Cais da Imperatriz, as Docas Pedro II, a Praça da Harmonia e a Revolta da Vacina, e o Cemitério dos Pretos Novos.

Inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/1GWEUJWBEv gratuitamente. As vagas são limitadas.

Leia também: Seminário na FGV terá palestras de ministros do STJ e desembargadores do Rio
Candidatos a promoção a 18 cargos de desembargador serão recomendados no dia 5
Presidente Eunice Haddad é homenageada com a Comenda Cruz do Mérito