Em cerimônia descontraída realizada, ontem (03), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o desembargador Nagib Slaibi Filho, presidente da 6ª Câmara Cível do TJ-RJ, foi homenageado pelo vereador Jorge Manaia (SDD), com a entrega do conjunto de Medalha Pedro Ernesto. O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, e a secretária geral da Associação, juíza Cláudia de Oliveira Motta, prestigiaram a solenidade.
Juízas Maria Cristina Slaibi e Cláudia Motta, desembargador Nagib Slaibi e Rossidélio Lopes
Durante a cerimônia, amigos e familiares do magistrado prestaram homenagens, com depoimentos emocionados. A irmã do desembargador, drª Matilde Carone Slaibi Conti, falou da história da família e do comprometimento do desembargador com o Judiciário. “Homens e mulheres de todos os tempos precisam daqueles poucos que retém a sua força e empenho dedicados, para garantir senão a concretização das esperanças num mundo de paz , mas o direito de continuar a sonhar com um pouco mais de justiça para todos. Nagib Slaibi Filho tem feito inegavelmente a sua grande parte, ele acredita naquilo que faz e faz aquilo em que acredita. Essa é a sua profecia meu irmão”, disse Matilde.
Familiares e amigos do magistrado prestaram diversas homenagens durante a solenidade
Em seguida, o procurador da Câmara Municipal do Rio, Sérgio Antonio Ferrari Filho relembrou histórias do convívio com o magistrado, e encerrou a fala enaltecendo a carreira do desembargador, com um trecho de Carlos Drummond de Andrade. “Estamos aqui hoje para homenagear esse grande ser humano, que como juiz e professor mostra toda a sua humanidade. E como já dizia Carlos Drummond de Andrade […] Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expresse a sua opinião. O difícil é expressar seus gestos em atitudes, mostrando o que realmente são […] e isso é o que vossa excelência faz muito bem em sua vida”, finalizou Antonio Ferrari.
Vereador Jorge Manaia entregou a comenda ao magistrado em nome da Câmara
Após a fala do procurador municipal, a esposa do desembargador, juíza Maria Cristina Gutierrez Slaibi, titular da 3ª Vara Cível da Capital, falou emocionada sobre o marido. “Você a cada dia busca ser uma pessoa melhor. Você é um guerreiro e um líder. O líder procura despertar o melhor em cada um, e eu agradeço muito a Deus por ter encontrado uma pessoa que todo dia me desperta para buscar o melhor em mim e nos outros. Seu amor pela vida e pelo Direito é tão grande que não há barreiras que impeçam seu caminho à transcendência”, exaltou a juíza.
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia em homenagem ao desembargador Nagib
Ao final, o vereador Jorge Manaia (SDD) destacou a atuação do desembargador na Justiça, e falou com estima sobre o empenho do magistrado em atender a todos ao seu redor. “Tão logo conheci o desembargador Nagib deparei-me com um ser humano cativante, capaz de despertar os mais elevados sentimentos de estima e consideração, que logo chama a atenção, não só por ser um magistrado comedido com os ideias da justiça ao longo de mais de 40 anos de magistratura, mas também por sua simplicidade e simpatia. Gostaria de agradecer, não só em meu nome, mas em nome da totalidade dos vereadores e funcionários dessa casa por ter aceito a medalha Pedro Ernesto, a maior honraria dessa casa”, encerrou o parlamentar.
Entre outras autoridades, estiveram presentes os desembargadores Benedicto Ultra Abicair, representando a desembargadora Leila Mariano, presidente do TJ-RJ; Luis Eduardo Rabello; Antonio Carlos Amorim; Adilson Vieira Macabu; Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; Roberto Guimarães e os juízes João Batista Damasceno e Ivone Caetano.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj