O Plenário da Câmara elegeu, por 141 votos, Maria Tereza Uille, procuradora de Justiça aposentada, para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela concorreu com outros seis candidatos. A indicação segue para análise dos senadores.
O segundo mais votado foi Maurício Vasconcelos, com 67 votos, seguido por Alex Machado Campos (59), Lucas de Castro Rivas (55), Anderson Alves Garcia (4) e José Augusto Torres (3). Felipe Cascaes desistiu da candidatura na última hora.
Ex-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Uille ingressou na instituição em 1987. É doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná e autora do livro “Direito Humano à Educação e Políticas Públicas”. Foi a primeira mulher eleita presidente da Associação do Ministério Público do Paraná e a primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça no estado.
Ela também foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. É integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.
CNMP
Para conselheiro do CNMP, os deputados escolheram, por 225 votos, Gustavo do Vale Rocha, advogado que já paz parte do conselho.