Notícias | 02 de junho de 2014 12:50

Café com conhecimento debate justiça e família para o século XXI

“Uma Proposta de Jurisdição de Família para o Século XXI” foi o tema da 12ª edição do projeto “Café com Conhecimento”, realizado na quinta-feira, dia 29. O encontro teve como palestrante a juíza Raquel Chrispino e reuniu servidores, advogados e estudantes de Direito no Salão dos Magistrados da Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Raquel Chrispino falou sobre sua experiência como juíza titular da 1ª Vara de Família de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Para a magistrada, a principal função de um juiz da área de família é garantir os direitos da criança, principalmente no que diz respeito à sua convivência familiar.

 tj

Juíza Raquel Chrispino foi a palestrante convidada (Foto: Luis Henrique Vicent)

Para melhor lidar com as complexas e delicadas questões da área, a juíza desenvolveu um procedimento que tem como primeiro passo a realização da Pré-Mediação Coletiva ou Oficina de Prevenção da Alienação Parental. Nessas oportunidades, a magistrada explica os princípios constitucionais e normas básicas de Direito de Família às partes, além de apresentar as regras mínimas de pais e mães separados. “Percebi que grande parte dos conflitos vem do desconhecimento desse ramo do Direito”, disse.

A servidora Carla Pessanha compareceu ao encontro, por se interessar pelo tema. “A palestra foi muito elucidativa, trouxe a noção da complexidade da atuação de um juiz de família, e demonstrou a importância da convivência familiar como algo decisivo para a formação de um ser humano são”, disse.

O “Café com Conhecimento” consiste na realização de encontros, com a duração de duas horas, em que um palestrante fala a um público composto por magistrados, servidores e estudantes. As cadeiras são dispostas em círculo, visando à maior interação entre o grupo.

Fonte: TJ-RJ