Brasil | 06 de dezembro de 2018 17:02

Conheça os vencedores do Prêmio Innovare 2018

Presidente do STF, Dias Toffoli, entrega o Prêmio Innovare | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O Instituto Innovare anunciou nesta quinta-feira (6) os vencedores da 15ª edição de sua premiação anual, que reconhece e busca disseminar práticas que contribuem para modernizar a Justiça no país. Mais importante premiação do Judiciário, o Innovare valoriza iniciativas voltadas à solução dos desafios enfrentados pelos que atuam no sistema de Justiça.

O Innovare foi criado em 2004. Todos os anos, personalidades do mundo jurídico, acadêmico e social analisam as iniciativas. Neste ano, houve 654 inscrições. A premiação foi apresentada pelo jornalista Heraldo Pereira.

Veja abaixo os projetos premiados nas categorias:

Tribunal

Venceu a prática Adote um “Boa Noite!”, parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo com a Agência F/NAZCA, para estimular a adoção de crianças e jovens maiores de 7 anos ou com deficiências.

Juiz

Venceu a prática “Plano de Execução Civil Ambiental: o Desafio da Recomposição do Bem Jurídico Degradado”, desenvolvida em Marabá (PA) para reduzir os impactos do desmatamento, obrigando o responsável pelo ato a replantar mudas nativas no local onde ocorreu a extração ou derrubada ilegal.

Ministério Público

Venceu a prática de Teresina, “Construindo Gestores do Futuro: Estratégias de prevenção contra o desvio de recursos públicos destinados à Educação”, que trata que as verbas do Fundef só sejam liberadas a partir de planos bem fundamentados das prefeituras.

Defensoria Pública

Venceu a prática “Ronda de Direitos Humanos (RONDADH)”, que percorre as ruas da cidade do Rio de Janeiro para identificar denúncias sobre maus tratos à população de rua por parte de agentes do poder público.

Advocacia

Venceu a prática de São Paulo “Acordo Nacional entre Poupadores e Bancos sobre os Planos Econômicos”. iniciativa desenvolvida pelo Idec, Febraban, AGU e Febrapo, que permite que entidades civis e federações representem interesses de cidadãos e instituições financeiras para acabar com quase 1 milhão de ações que questionam as perdas no rendimento das cadernetas provocadas pelos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).

Justiça e Cidadania

Venceu a prática de Brasília “Voto Legal – Transparência e democracia nas doações eleitorais brasileiras”, uma plataforma para doações eleitorais de pessoas físicas, que utiliza tecnologias avançadas, oferecendo transparência em tempo real e interface com a linguagem cidadã, aberta aos que quiserem fazer doações para seus candidatos.

Prêmio Destaque

O Prêmio Destaque com o tema “Combate à corrupção” foi para a prática “Curso de Formação de Auditores Sociais (CFAS)”, de autoria do auditor federal de Finanças e Controle da CGU Welliton Resende Silva, de São Luís (MA). O CFAS é um trabalho voluntário, ministrado por Silva e destinado aos interessados em aprender como fiscalizar os recursos públicos. A prática está em funcionamento desde janeiro de 2011 e foi elaborada a partir de pedidos de instituições locais de São Luís.

(Com informações do G1)