AMAERJ | 26 de fevereiro de 2018 20:40

‘Brasil merece os melhores juízes, valorizados’, afirma Herman Benjamin

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu a presença de cerca de 300 pessoas, nesta segunda-feira (26), na posse da nova diretoria da AMAERJ. Na cerimônia, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Herman Benjamin destacou a importância da valorização da magistratura.

“Não queremos uma República de juízes, nem uma sem juízes. Queremos uma República com juízes. O Brasil merece os melhores juízes, valorizados. Renata, você faz um trabalho exemplar com sua equipe. Te parabenizo por ser modelo de representação de nossa magistratura”, disse.

Leia também: ‘Faremos a interlocução entre forças de segurança e magistratura na intervenção’, diz Renata Gil na posse

O presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Jayme de Oliveira, também falou sobre o trabalho da AMAERJ e de Renata Gil em defesa da classe.

“Renata se destacou no cenário nacional, fez um trabalho extraordinário, levou a AMAERJ para outra dimensão. Sou muito feliz e tenho sorte em ter a Renata na diretoria da AMB. Agradeço por tudo o que você tem feito pela magistratura do Rio e do Brasil. A magistratura do Rio de Janeiro tem uma grande presidente, carismática, querida, simpática, humilde e que conquista as pessoas.”

Oliveira ressaltou que a união dos magistrados é fundamental para o momento da categoria. “A AMB trabalha pela unidade da magistratura. Algumas pessoas acham que unidade é pensar igual. Não, a pluralidade é o grande segredo da unidade. Respeitamos e convivemos com as diferenças, mas trilhamos o caminho juntos. A AMB faz um grande esforço para unir e valorizar a magistratura. Somos juízes, temos um papel perante a sociedade.”

Veja aqui a galeria de fotos.

O presidente do TJ-RJ, Milton Fernandes, desejou sucesso e sorte para Renata Gil. “Vossa Excelência tem um trabalho muito árduo pela frente, que continua. A Renata, com sorriso dócil e trabalho firme, conquista resultados profícuos em benefício da República”, afirmou.

Para o corregedor-geral da Justiça do Rio, Claudio de Mello Tavares, a presidente da AMAERJ “é uma liderança que busca, também em Brasília, o engrandecimento do Judiciário. Em seu último discurso de posse, em 2016, Renata Gil disse que trabalharia na defesa dos interesses da magistratura. Ela está honrando o que disse.”

O deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ) afirmou que atuará em defesa do Judiciário no Congresso. ” Os juízes do Rio estão de parabéns em reeleger a presidente Renata Gil, que faz um trabalho incansável e intransigente em defesa do Judiciário. No Parlamento, continuarei atuando pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Sem Legislativo e sem Judiciário não há democracia.”

Cerca de 25 presidentes de associações estaduais de magistrados prestigiaram a cerimônia de posse. Também participaram do evento o presidente do TRE-RJ, Carlos Eduardo da Fonseca Passos, o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, e a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim.