O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizará webinar, às 17h desta quinta-feira (22), para analisar os benefícios e os desafios do Balcão Virtual na prestação jurisdicional. Participarão do debate o desembargador Marcus Chut, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal; os juízes Daniela Bandeira, auxiliar da presidência do TJ, e Anderson Paiva, conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ; e a advogada Maria Luciana Pereira, presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/RJ.
Organizado pela Diretoria Geral de Comunicação e Difusão do Conhecimento do TJ, o evento será transmitido em duas redes sociais do Tribunal: o canal no YouTube e a página do Facebook. No dia seguinte, sexta-feira (23), a íntegra do debate será exibida no Instagram.
O Balcão Virtual é voltado a advogados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e procuradores. A plataforma permite às partes envolvidas no processo o imediato contato com o setor de atendimento de cada unidade judiciária. É uma das ações do “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Leia também: Tribunal abre edital de promoção para três vagas de desembargador
Magistrados e defensores dos animais debaterão a farra do boi
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 25 anos do 24º Concurso
No TJ-RJ, a plataforma funciona durante o horário de atendimento ao público. Os interessados podem recorrer ao atendimento por videoconferência utilizando a plataforma Teams, acessada por meio de link específico para cada serventia, disponibilizado no site do Tribunal.
O atendimento dos cartórios em relação aos processos físicos se limita às informações acerca do andamento processual e de eventuais pendências cartorárias. O Balcão Virtual não permite a exibição de qualquer peça dos autos.
(Com informações do TJ-RJ)