
A solenidade de posse da AMAERJ foi prestigiada, nesta segunda-feira (9), por representantes dos três Poderes. As autoridades desejaram êxito à gestão no biênio 2026-2027.
Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto; o ministro Herman Benjamin (remotamente), presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, diretor do Fundo de Modernização do Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando o presidente Edson Fachin; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Claudio Mello Tavares; e a presidente da Comissão Eleitoral da AMAERJ, desembargadora Eunice Caldas.


Também participaram o vice-almirante Ralph Dias, presidente do Tribunal Marítimo; o conselheiro Márcio Pacheco, presidente do Tribunal de Contas do Estado; o vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara Municipal do Rio; a juíza Vanessa Mateus, presidente Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o desembargador Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça; a desembargadora Denise Nicoll, presidente da Mútua dos Magistrados; o procurador-geral do Estado, Renan Miguel Saad; e a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
Prestigiaram a posse os desembargadores José Carlos Murta Ribeiro, presidente do TJ-RJ de 2007 a 2008, e Luiz Zveiter, presidente do Tribunal no biênio 2009-2010.


Confira os discursos das autoridades:
Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin
“Meus vínculos com a minha querida amiga Eunice Haddad são antigos. Fui aluno do professor Haddad, um dos mais queridos da minha Faculdade Nacional de Direito. Tenho certeza que ele, esse professor extraordinário, estará muito orgulhoso da filha que tem e que nos presenteou, presenteou a Magistratura carioca e brasileira. Eu acompanho o trabalho incansável desta grande juíza. Não posso deixar de registrar que o Rio de Janeiro e a AMAERJ tem nela a sua segunda mulher como presidente. A primeira foi a minha amiga Renata Gil e agora, por dois mandatos de êxito, a doutora Eunice Haddad. Só quero desejar que a nova gestão seja tão bem sucedida como as anteriores, e que continue a defender a Magistratura.”

Presidente da AMB, juíza Vanessa Mateus
“É o terceiro mandado consecutivo da Eunice na AMAERJ e é o segundo mandato consecutivo da Eunice como vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Eu acho que isso é um feito inédito. Não foi por desinteresse dos associados, muito pelo contrário. A Eunice bateu recorde de votação aqui, ainda que com candidatura única, a demonstrar que se tratava de absoluta confiança na gestão. A AMB também obteve um recorde de votos aqui no Rio de Janeiro, a Eunice trouxe o maior número de votos que a AMB já teve no Rio. As pessoas confiaram nela como vice-presidente. Nada disso aconteceu por acaso. Isso aconteceu por conta de muito trabalho. Que Deus abençoa o seu novo mandato. Parabéns.”

Presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto
“A doutora Eunice Haddad alça, mais uma vez, a Presidência da AMAERJ num pleito onde veio ungida pelas mãos de toda a Magistratura do Rio de Janeiro. Não tivemos outra candidatura exatamente pelo fato do Estado do Rio ter a perfeita noção da capacidade da doutora Eunice conduzir os anseios da Magistratura do Rio neste instante. Sabemos a importância de termos Eunice ocupando esse cargo. A importância de termos uma mulher na Presidência. O brilho feminino é de grande importância também em momentos difíceis. Neste momento, nada melhor do que termos como interlocutora uma mulher como Eunice, firme, doce, inteligente, sensível e com perspicácia.”

Leia também: AMAERJ tem novos vice-presidentes e diretores para o biênio 2026-2027
‘A força da Magistratura está na unidade’, ressalta a presidente Eunice Haddad em posse
Lideranças da AMB e de associações estaduais participam da cerimônia de posse da AMAERJ