Magistrados da ativa, aposentados e pensionistas participaram do 3º Encontro Estadual dos Magistrados, em Mangaratiba, durante o fim de semana. Além da confraternização com atrações musicais e palestras, os participantes desfrutaram da infraestrutura do espaço, com praia, piscina, parque infantil, fazendinha, safári, campo de futebol e quadra de tênis.
Na avaliação do desembargador Roberto Felinto, diretor de Aposentados da AMAERJ, o encontro é uma oportunidade para rever amigos e, principalmente, conhecer e se relacionar com os juízes mais novos.
“A ideia de confraternização não pode ser melhor porque faz com que tenhamos ainda mais interesse pela carreira. A palestra foi muito oportuna porque questões relacionadas a segurança afligem a todos nós. Confraternizar com colegas de outros estados é muito importante porque temos que estar unidos e a população precisa saber que estamos juntos para fazer o que é melhor para eles”, analisou.
Leia mais: ‘Juízes têm que ter consciência de que são vítimas em potencial’, diz Leonardo Novo
Presidentes de associações de todo o país participam do Encontro dos Magistrados
Presidente da Comissão de Preservação da Memória do TJ-RJ, o desembargador Ronald Valadares esteve em todas as edições do encontro. “Um evento desse tipo é muito interessante porque congrega magistrados da ativa, sobretudo os mais novos, e aposentados. Estou aposentado há 10 anos e percebo que esse congraçamento é essencial e soma muito à nossa carreira.”
Participação ativa
Os juízes Sergio Louzada e Adriana Angeli levaram suas famílias para o encontro. Com filhos pequenos, ambos ressaltaram a importância de conciliar a vida pessoal e profissional.
“O evento foi muito bem organizado. Revi e conversei com amigos queridos que contribuíram com a construção da minha carreira e com quem no dia a dia não tenho tempo para conversar. Minha filha mais velha também adorou porque pôde brincar com segurança e desfrutar de uma experiência rara nos centros urbanos”, disse Louzada.
Já Adriana defendeu que os encontros promovidos pela AMAERJ sejam feitos anualmente, como forma de aproximar a categoria.
“Adorei a palestra [sobre Segurança Preventiva] porque ela foi pensada também para quem não lida diretamente com os problemas de segurança. Os shows foram excelentes e a recreação nota dez. Consegui rever colegas que não encontro normalmente, além de conhecer pessoalmente e estabelecer uma relação com aqueles que só conhecia por nome”, descreveu.
Presidente da Magicred-RJ (Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro), o desembargador Giuseppe Vitagliano foi sorteado com uma garrafa de vinho. “Esses momentos de lazer e confraternização são importantes para que os magistrados, que trabalham com enorme volume de serviço, relaxem. Cada vez que participo do encontro fico ansioso para rever os amigos no próximo”, disse o magistrado que participa do evento pela terceira vez.
O juiz Wycliffe de Melo Couto ganhou um passeio pelo safári com a família. “Minha filha adora bichos e gostou muito do safári. Já eu, aproveitei os shows e a estrutura do resort com a família. O encontro foi excelente”, avaliou.
O desembargador Paulo Gustavo Rebelo foi contemplado com a hospedagem, logo na primeira participação no Encontro Estadual dos Magistrados. “O local é maravilhoso. Pude rever pessoas que não encontrava há tempo e o formato também traz conhecimento para aqueles que não têm.”