Notícias | 21 de março de 2013 16:33

Associações buscam apoio em Brasília para PEC das Diretas Já no Judiciário

A Proposta de Emenda Constitucional das Diretas Já no Judiciário (PEC 187/2012) foi o tema da reunião entre os presidentes da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), Gervásio Santos, da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn), Hadja Rayanne de Holanda Alencar, o diretor de informática da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Rafael Menezes, e o relator da proposta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, deputado Lourival Mendes (PT do B do Maranhão). O encontro aconteceu ontem (20), em Brasília.

DF-GERVASIO-E-DEP-Lourival-Mendes-21-03-2012
Rafael Menezes, deputado Lourival Mendes, Gervásio Santos e Hadja Rayanne  reunidos no DF

Na ocasião, o deputado Lourival Mendes afirmou que é favorável à luta da magistratura por eleições diretas no âmbito dos Tribunais, pois significa a concretização de todo o processo de democratização interna do Judiciário. O político se comprometeu em agilizar a apreciação da pauta em um prazo razoável na CCJ.

O encontro ocorreu logo após a reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Alves (PMDB – MA). A reunião, que contou com a participação do presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, também tratou da busca pela aprovação da PEC das Diretas Já no Judiciário.

Atividades programadas

A Amaerj realizará uma nova mobilização, em 29 de abril, em favor das eleições diretas no Poder Judiciário. Na ocasião será apresentado um abaixo-assinado, iniciado no grupo do Facebook Magistratura do Rio, com o intuito de implantar a eleição direta por simples mudança no Regimento Interno do TJ-RJ. Segundo o presidente Cláudio dell’Orto, a Amaerj vai buscar mobilizar parlamentares do Rio para aprovação da PEC no Congresso Nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMMA