Diretora-adjunta da AMAERJ, a juíza Rita Vergette representou a Associação no seminário “Mulheres Eleitoralistas 6: avanços e retrocessos da pauta feminina nos espaços de poder e decisão”. O evento aconteceu nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Estiveram na abertura do encontro os desembargadores Henrique Figueira, presidente do TRE-RJ, e Fernando Cerqueira Chagas, o juiz Bruno Bodart e a advogada Cristiane Frota.
Ao discursar, a juíza Rita Vergette ressaltou o pioneirismo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do TRE-RJ e da AMAERJ ao alçar mulheres a lugares de poder. A magistrada destacou as juízas Renata Gil, ex-presidente da AMAERJ e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e Eunice Haddad, atual presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB.
O seminário foi promovido pela Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
Nos painéis foram debatidos os temas “A Pauta Feminina e o Sistema Eleitoral nas Eleições 2024” e “A Trajetória Feminina, as Barreiras e o Ideal de Igualdade de Oportunidades”.
Leia também: AMAERJ parabeniza magistradas pelo Dia Internacional da Mulher
Órgão Especial promoverá juiz a desembargador em 25 de março
AMAERJ promoverá roda de conversa sobre mulheres na Magistratura