O site “Jota”, especializado em Direito, divulgou nesta terça-feira (13) o artigo “Os ‘Núcleos de Justiça 4.0’: inovação disruptiva no Poder Judiciário brasileiro”. O texto é escrito pelos juízes Fábio Porto e Anderson de Paiva Gabriel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Valter Shuenquener de Araújo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e secretário-geral do CNJ.
Os magistrados tratam das inovações tecnológicas que estão sendo implantadas no Judiciário para garantir uma prestação jurisdicional mais efetiva, em tempo razoável e menos custosa ao cidadão.
“O contemporâneo desafio pandêmico enfrentado pelo Poder Judiciário ao redor do mundo robusteceu ainda mais a ideia de uma Justiça que não está atrelada a uma sede física. (…) Os ‘Núcleos de Justiça 4.0” ficarão marcados na história do Poder Judiciário brasileiro, por configurarem a balsa que nos levará para a nova Justiça (Justiça 4.0)”, destacam.
“Quando falamos de uma nova Justiça é porque se tem em conta que a Justiça de hoje não mais pode estar identificada como a Justiça de ontem, diante de uma nova sociedade, com inéditas demandas e necessidades. A nova Justiça é aquela que está em harmonia com a nova realidade social e em sintonia com as dinâmicas contemporâneas, preparada para responder, com eficiência, celeridade e criatividade, às expectativas da sociedade pós-moderna, ancorada na tecnologia.”
Clique aqui para ler o artigo na íntegra.
Leia também: AMB e AMAERJ conversam sobre Justiça digital com o presidente do TJ
TJ-RJ restringe trabalho presencial em todos os fóruns do Estado
Em defesa das crianças, AMAERJ cria campanha contra a violência infantil