Notícias | 23 de novembro de 2015 11:26

Apoiada pela AMB, juíza brasileira é eleita para tribunal da ONU

Com 148 votos, a juíza brasileira Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt foi uma das quatro eleitas pela Assembleia Geral da ONU para o Tribunal de Apelação das Nações Unidas. A candidatura da magistrada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) foi apoiada pela AMB.

martha

“Eu ainda estou impactada, eu não esperava tantos votos. É o esforço de uma vida”, disse. Martha enfrentou uma seleção rigorosa com mais de 180 candidatos, que resultou numa lista de oito nomes que participariam da eleição. Segundo ela, as candidaturas femininas foram encorajadas pela ONU. O mandato inicia em 1º de julho de 2016 e tem duração de sete anos. Os outros integrantes escolhidos são da África do Sul, da Alemanha, e da Grécia.

Foi a primeira vez que uma magistrada brasileira foi recomendada pelo Conselho de Justiça Interno da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU). Ela ocupará o cargo de juíza do Tribunal Interno de apelação da ONU, uma espécie de justiça administrativa para os servidores e pensionistas da organização. “O trabalho funciona com deslocamento três vezes ao ano para Nova Iorque e também a distância”, conta Martha, agradecendo o apoio “amplo e irrestrito” do meio jurídico para sua candidatura.

Fonte: AMB