Com o objetivo de fortalecer o Judiciário e a magistratura, a AMB e o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta quinta-feira (18). A presidente interina da AMB e presidente da AMAERJ, Renata Gil, e o presidente do tribunal, Nelson Missias, assinaram, em Belo Horizonte, o documento que estabelece a parceria.
O TJ-MG é o primeiro tribunal a firmar essa parceria com a AMB. O acordo garante aos magistrados mineiros acesso direto ao portal da AMB por intermédio de link próprio no site do tribunal. O acesso estará disponibilizado nos próximos dias na página dos magistrados. No site, os juízes e desembargadores poderão fazer sua filiação e terão acesso aos convênios e programas de intercâmbio cultural e científico da AMB.
Leia também: Renata Gil defende mais proteção do CNJ aos magistrados
Juiz e vereadores querem volta de programa de acompanhamento a jovens infratores, diz O Globo
Órgão Especial promove um juiz a desembargador segunda-feira
Para Nelson Missias, que também é vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da AMB, a medida é importante para os magistrados, “porque a associação é a trincheira política indispensável para as lutas nacionais em defesa das prerrogativas da magistratura”.
Renata Gil agradeceu a adesão do TJ-MG ao termo de cooperação. Ela disse esperar que os magistrados mineiros que ainda não são filiados possam aderir à entidade, com o intuito de fortalecer a luta corporativa, especialmente em um momento difícil que a categoria atravessa. O termo de cooperação terá vigência de 12 meses, prazo que poderá ser prorrogado automaticamente por igual período.