AMB | 26 de abril de 2022 14:37

AMB divulga a programação do Congresso Brasileiro de Magistrados 2022

Faltam duas semanas para o maior encontro da Magistratura nacional. De 12 a 14 de maio, em Salvador, o 24º Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM 2022) reunirá ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), parlamentares, advogados e professores universitários do Brasil e dos EUA.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), organizadora do CBM, divulgou a programação do evento, que acontecerá no Centro de Convenções Salvador. O presidente do STF, Luiz Fux, fará a conferência magna.

Com o tema “Democracia, Inovação e Direitos Fundamentais”, o objetivo do Congresso é discutir o aprimoramento do Judiciário. “Vamos tratar das questões fundamentais do Direito hoje, com foco nas demandas do Brasil, e, ao mesmo tempo, com um olhar global para os desafios que os novos tempos já colocam à nossa frente”, disse a presidente da AMB, Renata Gil.

Haverá cinco painéis com os temas Justiça Digital e Inovação, Democracia e Eleições, Direitos Fundamentais e Estado Democrático de Direito, Magistratura do Futuro e Justiça e Economia. Participarão dos debates os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Elton Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e Mauro Martins, conselheiro do CNJ.

As juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã, que se refugiaram no Brasil após missão humanitária coordenada pela AMB, também falarão aos participantes do CBM. Serão debatidas as ameaças à independência judicial ao redor do mundo.

O prazo de inscrições no Congresso termina neste sábado (30). Inscreva-se aqui. A AMAERJ sorteou, em fevereiro, dez associados para participarem do evento.

Confira abaixo a programação:

Leia também: Teses para o Congresso da AMB deverão ser enviadas até o dia 29
Tribunal terá novo desembargador na próxima segunda-feira (2)
Eunice Haddad estará em seminário do TRE com ministros e desembargadores