A AMAERJ sorteará, em 27 de maio, cinco livros escritos por magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). São autores das obras os juízes Alexandre Chini, Fábio Porto, Fábio Costa Soares e Marco Couto. Inscreva-se pelo e-mail sorteio@amaerj.org.br até a próxima sexta-feira (24). Na mensagem, indique quais livros deseja concorrer.
Um exemplar de cada obra será sorteada pela Associação. Confira abaixo os cinco livros:
1- A Desmaterialização da Justiça – Justiça 4.0: O futuro do Judiciário brasileiro – Estudo de caso da eficiência do modelo de Justiça digital”: O livro examina como a digitalização está transformando o Poder Judiciário, analisando os desafios e oportunidades da Justiça 4.0. Utilizando dados estatísticos, entrevistas e pesquisas de campo em tribunais específicos, busca responder se a Justiça Digital é mais rápida, efetiva e menos custosa. Autor: Juiz Fábio Ribeiro Porto.
2- Judiciário 4.0 e o Impacto da Tecnologia para o Futuro: A publicação explora a ideia de transformar o Judiciário em uma plataforma digital, discutindo os impactos dessa transição. Aborda as vantagens, desafios e riscos desse novo modelo, buscando repensar o sistema judicial na era digital. Autor: Juiz Fábio Ribeiro Porto.
3- Justiça Digital e sua Repercussão Constitucional e Processual: O livro convida à reflexão sobre a modernização do Poder Judiciário e a ampliação do acesso à Justiça, à luz das mudanças sociais, econômicas e culturais no Brasil. O autor argumenta a necessidade de revisão do artigo 93, VII da Constituição Federal, defendendo a adaptação da legislação às realidades atuais. Autor: Juiz Fábio Ribeiro Porto.
4- Juizados Especiais Cíveis e Criminais – Lei 9.099/1995 Comentada: O texto apresenta comentários e referências legislativas ao final de cada artigo, incluindo jurisprudência selecionada e questões de concurso relevantes para os Juizados Especiais. Além disso, traz enunciados do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE) e do Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC). Autores: Juízes Alexandre Chini e Marco Couto, defensor público Felippe Borring e advogados Alexandre Flexa e Ana Paula Couto.
5- Uniformização da Jurisprudência nos Juizados Especiais: acesso à Justiça e Direito ao processo justo: O livro consiste na tese de doutorado em Direito Processual defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pelo magistrado, aliando as pesquisas acadêmicas à sua experiência como magistrado. Autor: Juiz Fábio Costa Soares
Leia também: Juízes do 48º Concurso completam dois anos de Magistratura neste domingo
Presidente Eunice Haddad trata de pautas da Magistratura nas reuniões da AMB
Livro com textos de ministros e desembargadores do Rio será lançado no STF