A AMAERJ promoveu encontro com deputados do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (4), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça (TJ-RJ). Magistrados e parlamentares trataram de projetos legislativos e ressaltaram a importância do diálogo entre os representantes dos Poderes.
“O Poder é um só, dividido em três pelas atividades que exercem. Se não houver diálogo, nada anda para a frente. Agradeço muito a presença de todos. Este é o marco inicial de uma interlocução que deve ser permanente, especialmente no retorno dos encontros presenciais. É muito importante a interlocução com o Legislativo. Que sigamos para cumprir a nossa missão com muita luta”, afirmou a presidente da AMAERJ, Eunice Haddad.
Participaram do encontro os presidentes Henrique Figueira, do TJ-RJ, e Renata Gil, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); os deputados federais Gurgel (PL), Felício Laterça (PP), Paulo Ramos (PDT), Otávio Leite (União) e Jones Moura (PSD) e a deputada estadual Tia Ju (Republicanos).
A presidente da AMB destacou que o Judiciário está aberto ao diálogo. “Agradeço a Eunice pela iniciativa de reunir a bancada parlamentar do Rio. Esse encontro demonstra como estamos organizados em conjunto para defender a Magistratura, o Poder Judiciário, o Estado do Rio de Janeiro e o Estado brasileiro. Nós somos a mudança que queremos no mundo. Para isso acontecer, precisamos trabalhar juntos”, disse.
“Tenho orgulho de espalhar pelo mundo que, hoje, a AMAERJ é uma das entidades brasileiras mais importantes do associativismo. A Eunice tem feito um trabalho importante, de fazer os ajustes necessários com o Parlamento e o Executivo para que esse plano de recuperação fiscal não seja de afundamento do Estado, mas de recuperação do Rio”, frisou Renata Gil.
O deputado Gurgel ressaltou a importância da participação dos membros do Sistema de Justiça na elaboração dos projetos de lei.
“Às vezes, tenho opinião sobre um projeto, mas recebo um parecer que muda a minha opinião. A interação com quem aplica a lei tem papel triplicado porque traz a correção do texto, mostra o que acontecerá na prática, com riqueza de dados e conhecimento. Esse texto bem elaborado vem com a ajuda de vocês. Contem comigo, podem passar demandas e propostas, responderei de imediato”, afirmou Gurgel.
O parlamentar Felício Laterça parabenizou o trabalho das associações. “Estou aberto ao diálogo, fiz questão de estar aqui no Tribunal porque sei o quanto representa o Poder Judiciário. Temos uma responsabilidade muito grande de trazer equilíbrio aos três Poderes.”
Para a deputada Tia Ju, as matérias legislativas devem ser amplamente discutidas com o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria. “O diálogo é a base de tudo, é o que constrói. Precisamos fazer essa interlocução, por isso é fundamental esse encontro para estarmos juntos. A Assembleia Legislativa está à disposição.”
O presidente do TJ-RJ disse estar feliz em participar do encontro. “Tudo o que foi dito aqui representa o anseio das entidades, é o que procura o Tribunal, a Assembleia, a Câmara dos Deputados, com certeza é o que o Senado pretende e, mais do que todos, as associações. É através da conversa, da relação pessoal, do olho no olho que conseguimos trocar informações, ideias e, a partir desse diálogo, chegar em um senso comum para melhorar a vida da sociedade.”
Estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Elton Leme; o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Cardozo; os vice-presidentes do TJ José Carlos Maldonado e Marcus Basílio; a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), Cristina Gaulia; o conselheiro Mauro Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o juiz auxiliar da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Alexandre Chini.
Da diretoria da AMAERJ participaram Teresa de Andrade Castro Neves (1ª vice-presidente), Gustavo Henrique Nascimento Silva (2º vice), Flávia Melo Balieiro (1ª secretária), Rosana Albuquerque (2ª secretária), Marcia Succi (1ª tesoureira), Alessandra Bilac (2ª tesoureira), José Alfredo Savedra (diretor-adjunto), Camilla Prado (membro do Conselho), Ricardo Alberto Pereira (diretor Cultural) e Roberto Felinto (diretor de Aposentados).
Também estiveram no encontro o procurador de Justiça Cláudio Henrique Viana, presidente da Associação do Ministério Público do Estado (Amperj); a procuradora do Estado Adriana Bragança, presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aperj); o desembargador Luiz Fernando Pinto; e as juízas Daniela Bandeira e Mirela Erbisti.
Leia também: Ministro Jorge Mussi fará nesta terça (5) palestra sobre a Justiça no milênio
Magistradas se reúnem na AMAERJ em Happy Hour com psicóloga
Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção em maio