AMAERJ | 20 de setembro de 2016 18:38

AMAERJ repudia editorial de O Globo sobre a Justiça

logo.amaerj.retangular-1024x640

A AMAERJ repudia o editorial de O Globo “Alto custo da Justiça não compensa serviço prestado”, publicado no sábado (17).

O jornal se refere de forma desrespeitosa e equivocada a magistrados e ao Judiciário brasileiro. Parece se esquecer de que muitas das recentes evoluções e transformações vividas pelo Brasil recente têm tido a contribuição inquestionável do Judiciário e de seus membros, em diferentes instâncias.

O editorial desvaloriza o trabalho dos TJs e dos magistrados ao afirmar que o custo da Justiça não compensa o serviço prestado. Considera “absurda” a vinculação dos subsídios dos magistrados e de outras carreiras de Estado aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Ora, a magistratura é uma carreira única, nacional. Assim, é necessário que todos os magistrados brasileiros tenham remuneração justa e vinculada aos que estão na cúpula do Poder Judiciário. Do contrário, assistiremos à desestruturação do sistema de remuneração e da própria carreira da magistratura.

A Justiça brasileira é uma das mais exigidas e assoberbadas do mundo. O TJ-RJ e seus magistrados têm se destacado nos últimos seis anos como o tribunal de maior produtividade no país, apesar dos imensos desafios e das ameaças enfrentadas por muitos no dia a dia de sua atividade. O Judiciário é um pilar essencial da democracia brasileira e precisa ser valorizado.