AMAERJ | 26 de maio de 2020 15:56

AMAERJ realiza Encontro do Fórum da Infância e Juventude

A AMAERJ promoverá em 9 de junho (terça-feira), a partir das 15h, o webinar “1º Encontro interestadual do Fórum Estadual da Infância e Juventude (Foeji) – Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná”. O encontro virtual, que será transmitido pelo Youtube e pelo site da Associação, debaterá os desafios do Sistema de Justiça da Infância e Juventude em tempo de pandemia.

Leia também: TJ e TRE do Rio cumprem metas estabelecidas pelo CNJ
Inscrições para 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli abrem em 1º de junho
TJ ultrapassa marca de 10 milhões de atos processuais na pandemia

Participarão da abertura do webinar o desembargador José Antônio Daltoé Cezar, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj); o juiz Daniel Konder, presidente do Foeji-RJ e diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ; a juíza Hercília Maria Fonseca Lima Brito, presidente do Foeji-SE e titular da comarca de Pacatuba (SE); e o juiz Rodrigo Rodrigues Dias, presidente do Foeji–PR e titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Toledo (PR).

O primeiro painel tratará das audiências virtuais no processo socioeducativo e protetivo em tempos de pandemia. O presidente do Foeji-RJ, Daniel Konder será o facilitador do debate, que terá como palestrantes os juízes Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ e coordenador da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas de Infância e Juventude e Idoso (Cevij) do TJ-RJ; e Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude da Capital, professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ.

A presidente do Foeji-SE, juíza Hercília Maria Fonseca Lima Brito, será a facilitadora do segundo painel, que receberá a juíza Rosa Geane Nascimento Santos, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), e Ivania Ghesti, doutora em psicologia clínica e cultura e analista judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT). Elas debaterão o papel do Judiciário no fortalecimento das políticas públicas de proteção à primeira infância durante a Covid-19.

O último painel do webinar debaterá a atuação das equipes interprofissionais do Judiciário em tempos de pandemia, as alternativas e estratégias. Os palestrantes serão o presidente do Foeji–PR e juiz titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Toledo (PR), Rodrigo Rodrigues Dias, e a psicóloga e analista judiciária do TJ-PR, Angela Regina Urio Liston. A facilitadora do terceiro painel será a juíza titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita (PB), Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa.