Notícias | 11 de abril de 2012 16:07

Amaerj realiza amanhã abertura do Juristur 2012 de escolas municipais

A Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), em parceria com a Fetranspor, Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Tribunal de Justiça, retomará nesta quinta-feira (12) o Juristur/Conhecendo o Judiciário com escolas municipais. A primeira do ano será a Escola Municipal Princesa Isabel, de Santa Cruz. Os novos participantes são oriundos do projeto Ginásio Experimental Carioca, que começou a ser implantado em 2011 pela SME, onde são atendidos os adolescentes entre 11 e 15 anos, integrantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Roteiro

No início da visita, os estudantes são recepcionados por juízes e desembargadores, que passam um pouco de suas experiências e incentivam os alunos. Em 2012, o projeto “Por dentro do Palácio”, do Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio (CCPJ-Rio), continuará no roteiro do Juristur. O ator Eduardo Diaz interpreta o jurista Ruy Barbosa, mostrando as instalações e as histórias do Palácio da Justiça aos alunos. O roteiro inclui também visitas à Biblioteca e ao Órgão Especial. Depois, a turma realiza um Júri Simulado no Tribunal do Júri. O tour é encerrado com um lanche oferecido aos estudantes.

O juiz Joel Pereira dos Santos é o coordenador do Juristur e a advogada Francisca Arlete Garcia é a responsável pela logística do programa.

Confira o cronograma das visitas escolares:

12/04 – Escola Municipal Princesa Isabel – Santa Cruz

03/05 – Escola Municipal Von Martius – Campo Grande

17/05 – Escola Municipal Nicarágua – Realengo

14/06 – Escola Municipal Carlos Lacerda – Taquara

28/06 – Escola Municipal Coelho Neto – Ricardo de Albuquerque

12/07 – Escola Municipal Mario Paulo Brito – Irajá

09/08 – Escola Municipal Anísio Teixeira – Ilha do Governador

23/08 – Escola Municipal Bolívar – Engenho de Dentro

13/09 – Escola Municipal Orsina Da Fonseca – Tijuca

20/09 – Escola Municipal Rivadávia Correa – Centro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj