AMAERJ | 12 de maio de 2025 15:30

AMAERJ promoverá Turma Recursal Simulada em junho

Na sessão simulada, estudantes fazem sustentação oral | Arquivo

O projeto “Turma Recursal Simulada”, promovido pela AMAERJ e pela Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), terá uma nova turma em junho. Voltado para acadêmicos de Direito, o programa permite que os alunos participem de julgamentos fictícios. As inscrições estão abertas.

Os professores interessados em trabalhar a sessão com os alunos devem enviar e-mail para contatoamaerj@amaerj.org.br com o assunto: “Turma Recursal Simulada”.

A formação acontecerá de forma virtual. A previsão de data é para a segunda semana de junho, com número máximo de 20 participantes.

O projeto tem o objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. A sessão simulada oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência forense, além de colocar em prática o conhecimento teórico e as técnicas de retórica, persuasão, adequação do fato à norma, postulação em juízo e sustentação oral.

Os alunos recebem, com antecedência, processos já concluídos – sem os nomes verdadeiros das partes – e defendem seus “clientes”, atuando como advogados. Em seguida, os magistrados julgam os casos, com a análise da melhor postulação e fundamentação jurídica.

Leia também: Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Magistrados
Presidente Eunice Haddad e dirigentes associativos tratam de temas da Magistratura no CNJ
Juiz Eric Scapim participará de audiência pública na Alerj na próxima sexta-feira